2.ª aula - 25/09/2009


Dia D. Não tão "D" para muitos, por já saberem ficar colocados devido às boas médias. Porém, à chegada a escola, todos se deslocaram às janelas da sala dos professores para saber a qual AP pertenciam, e quem seriam os colegas.

Pode dizer-se que a escolha dos grupos foi bastante difícil, embora no nosso caso isso não tenha acontecido, uma vez que já nos tínhamos reunido previamente, e tínhamos ideias bem definidas quanto ao tema a tratar, o que tornou a situação bastante mais fácil.
Iniciada a "reunião" do grupo, nesta mesma aula, começámos por fazer a ficha de projecto, onde constavam as ideias principais quanto ao projecto, tais como: tema, nome do grupo, elementos do grupo, objectivos, resultados previstos, recursos necessários, actividades previstas, elaboração do logotipo do grupo, criação do email do grupo.
O tema já havia sido sugerido pelo Tiago, ideia que motivou os outros elementos do grupo e levou à aceitação do projecto. Deste modo, e tendo em conta que se trabalharia as Medicinas Alternativas, sugeriu-se que se devia alertar para a importância destas terapias e para a valorização dos seus benefícios, daí o nome “Medicinas Alternativas: o porquê da ignorância”.
O nome do grupo foi alvo de risotas e originalidade, pois foram lançadas dezenas de hipóteses que, ou não ficavam bem, ou eram infantis, ou demasiado grandes, ou demasiado “outfashion”, ou, simplesmente, inaceitáveis! Chegou-se então a uma bela conclusão, que, para além de original, se adequa perfeitamente ao tema: “Viva, há alternativa!”.
Quanto aos produtos finais, surgiram também várias ideias. Não estando ainda definido em concreto o resultado final, há várias “cartas” em cima da mesa, que devemos explorar consoante o interesse para o público e o apoio disponível.
Com tudo encaminhado, o grupo (com quatro elementos, ainda sem Ana Peixoto) trabalhava bem, e estabelecia já objectivos interessantes.
A aula terminou com alguma curiosidade quanto ao desenvolvimento do projecto, e suscitou o interesse da Ana Peixoto, que ficara num tema que não era, de todo, do seu agrado. Pediu-nos, na semana seguinte, para integrar o grupo. Aceitada a proposta, o grupo passou a ser constituído por cinco elementos.


O grupo.

O começo...


Na primeira aula, dia 18 de Setembro, eram mais de 40 alunos os candidatos à Área de Projecto "Vida, Saúde e Ambiente". Obviamente, e sabendo-se de antemão que apenas se poderiam suportar 22 alunos, teve de se informar acerca das regras de selecção. Essas regras basearam-se nas médias dos alunos, sendo colocados, no final, 24, dada a disponibilidade da professora em aceitar 2 alunos extra.

Contudo, e com a "casa" cheia, a professora Ana Maria Meireles (de Biologia) encarregou-se de nos informar acerca do conceito da disciplina, os respectivos critérios de avaliação, objectivos, etc. Todas as considerações gerais foram explicadas, se bem que os pormenores ficaram para aulas seguintes, dada a "carga" de tanta informação.
Esta foi uma aula informativa, ainda com pouco (ou nada mesmo!) para fazer, à qual os alunos assistiram com a atenção devida, mesmo sabendo que podiam ser "deslocados" (de acordo com duas preferências) para outras AP's.


O grupo.