Parecido, mas diferente

Nos nossos passeios, na linda manhã,
Há tal sonoridade, tal melancolia,
Que as pessoas, as aulas, os jardins
Despertam-me vontade de lutar pelo Yoga!

Tal como já acontecera antes, comecei a aula com as minhas parvas discussões acerca do dossier de grupo. bla bla bla p'ra aqui, bla bla bla p'ra acolá... Os outros elementos do "Viva, há alternativa" começavam a passar-se com tanta parvoíce junta.

Após arrumada toda essa questão da minha palermice, começamos outra discussão, mas o tema mudou! [ÓPTIMO] Iniciamos a nossa conversa acerca de... YOGA!! Tudo comelava a ficar preocupante.
1º - Não estávamos a gostar muito da ideia da actividade porque ia ficar demasiado parecida com aquela que realizamos no 1º período;
2º -Queriamos algo único, autêntico e original;
3º - Ao ser numa sala, a actividade iria ser pouco divulgada
(...)

Entretanto, chamamos a professora que, juntamente com a Ana Peixoto, nos convenceram da sua ideia: fazermos o nosso mini-projecto no pavilhão e utilizar as turmas que lá se encontravam a ter aula de educação fisica para participar da "Yoga's morning" (nome que acabei de inventar à pressão, mas que já comuniquei com o resto dos colegas ;P). Então, para a realização nesse espaço do nosso projecto, fomos falar com o professor Eduardo Silva que se mostrou muito disponivel e interessado em ajudar-nos. Deu-nos a conhecer todos os intraves que poderiam existir e até nos foi dando algumas dicas. Contudo, o professor apenas sabia com o que nós poderiamos contar relativamente à parte do pavilhão ocupada pela nossa escola. Assim, este disse para nos dirigirmos ao pavilhão e nos informarmos de quem era o professor/a da escola de cima que se encontrava a dar aua na altura que nós queriamos.

Ficamos muito contentes com o decorrer e avanços do projecto do "Yoga é fixe, e o resto que se lixe!", porém, havia muito mais trabalho para nós fazermos, como por exemplo, os
kit's que iriamos vender no dia aberto das ciências. Deste modo, fomos procurar canecas e os seus preços, bem como outros materiais para juntarmos e criar algo só nosso. Não foi nada em vão, mas no fim da aula tivemos melhores noticias. Encontramos a professora responsavel por um clube da escola que até se mostrou muito simpática em colaborar connosco e fornecer-nos alguns materiais para venda.

Quando algo começa bem, certamente que também acabará bem! A nossa aula não começou propriamente bem, mas acabou em beleza. Na próxima, haverão muitas novidades. Esperem por elas, porque rapidamente elas chegarão...

Cátia

Aula do dia 22/01/2010

Esta aula foi bastante complicada pois mais uma vez o grupo teve uma discussão.

A aula começou coma organização da ordem de trabalhos começando assim os problemas. Tudo começou porque ainda não tinhamos nome para a actividade e não queriamos que fosse igual à actividade do primeiro período. Depois surgiram problemas do sítio onde a iamos fazer. Inicialmente estavamos para faze-la numa sala mas ia ficar muito fechada para a comunidade escolar. Surgiram então várias opções: fazer no recinto, numa sala,..., mas tinhamos o problema do tempo e de ficar tudo igual. Foi então que chamamos a nossa professora que nos deu a ideia de fazermos no pavilhão da escola e de convidarmos as turmas que estavam lá a participar.

Fomos então falar com o professor Eduardo Silva (de educação física) que nos ajudou com a logistica e nos disse para falarmos com os professores da nossa escola e com a professora Amélia da escola E. B. 2,3 para nos ceder o seu espaço. Na segunda- feira a dona Fernanda funcionária do pavilhão falou com a professora que foi bastante simpática e nos cedeu o seu espaço. Temos assim menos um problema.

Antes de acabar a aula ainda tivemos tempo para trabalhar no nosso mini-projecto que se vai realizar no dia aberto das ciências onde vai vamos vender uns produtos relacionados com todos os nossos projectos.

Assim acabou mais uma aula com muito trabalho.

O dilema do Yoga...

A aula começou normalmente como todas as outras mas após iniciarmos a elaboração da ordem de trabalhos surgiram as discussões relativamente à Actividade do Yoga porque nem sequer sabiamos que nome lhe haveríamos de dar.
O nome da actividade não foi escolhido, "deixamos para amanha o que nao conseguiamos fazer no dia 22". As semelhanças desta actividade com a actividade do Dia da Massagem estavam a fazer com que surgissem dúvidas e discussões relativamente ao tipo de actividade que deveríamos realizar. As ideias foram modificar o local onde este projecto se ía realizar mas,... como há sempre um mas, a meteorologia dificultou-nos a hipótese de a actividade ser feita num espaço verde da escola.
Aquilo que estava planeado desde início era realizarmos a actividade na sala de aula, fechada ao público; porém, o grupo achou que assim, nem toda a comunidade escolar ia ficar a conhecer o projecto. O aumento da divulgação da actividade iria ajudar, mas não o suficiente. Depois de muita discussão, ideias disparatadas e algum riso à mistura tivemos uma ideia sensata,... pedir a ajuda da Prof. Ana Maria que como sempre nos leva a um caminho consensual entre o grupo. A ideia foi realizarmos a actividade no pavilhão de Educação Física; para isso, teriamos de falar como o Prof. Eduardo de Educação Física. É verdade, no meio de tanto disparate acerca das hipóteses de espaço para o Yoga alguém disse desesperadamente, "Vamos mudar de terapia!".
Continuando, e ansiosos por sabermos se a ideia da Professora Ana era execuível fomos prontamente à sala onde decorria a aula de AP leccionada pelo Professor Eduardo. Depois de verificar os seus registos deu-nos uma óptima notícia "Podem ocupar o espaço no dia 26 de Fevereiro mas (como há sempre um "mas" a chatear!!!) têm de abordar os Professores que irão estar a dar aulas nesse dia e pedirem-lhes permissão para a ocupação do pavilhão". Para pedirmos autorização tínhamos de falar com a Prof. Amélia, directora de instalações, mas a D. Fernanda fez isso por nós (que querida xD).

Até para a semana...

Com certeza irei trazer mais novidades!!!
Lúcia Neves

Aula do dia 22/01/2010

Bem esta foi uma aula bastante problemática, para variar, tivemos imensos problemas e discussões á mistura. Mas como sempre o grupo "Viva, há alternativa!" acaba por resolver tudo.

Esta aula começou, como sempre, pela elaboração do plano organizador de todas as tarefas a realizar. Durante a realização do mesmo começaram a surgir os problemas, reparamos que ainda não tínhamos nome para a próxima actividade e notamos que esta se estava a tornar em termos estruturais muito parecida com a actividade "Dia da Massagem". Então começamos a pensar em mudar certos aspectos para que se torna-se diferente da última actividade, nomeadamente o local onde se vai realizar. Primeiramente nós tínhamos decidido que este mini-projecto se iria realizar numa sala de aula, mas havia um grande problema, esta actividade não ia ser muito divulgada e ia ser um pouco "fechada" o que não ia permitir a visualização por parte da comunidade escolar, e o nosso objectivo é dar a conhecer a todos a terapias alternativas.
Então começamos a pensar em possíveis locais onde fosse exequível uma melhor visualização por uma grande parte da comunidade escolar. Pensamos, discutimos, e voltamos a pensar, e NADA. O único local ideal seria cá fora, no recinto escolar, mas o grande problema é o facto do tempo não ser propício. Quase desesperados e já a pensar em mudar de terapia, decidimos chamar a resolução dos nossos problemas, a professora Ana. =D
Após expormos o nosso problema, a professora sugeriu-nos que nos deslocassemos até ao professor Eduardo Silva (professor de Educaçao Física) para a saber quais as possibilidades de ter o pavilhão gimnodesportivo livre para que fosse lá o local da actividade.
Depois de uma conversa com este professor, ficamos informados que na hora da realização da realização da acuidade o pavilhão irá estar a ser ocupado por dois professores daqui da escola e mais uma professora da escola EB 2,3, logo teríamos que falar com estes três professores para solicitarmos as suas presenças assim como as das turmas a quem irão estar a dar aula para participarem na nossa actividade.
Entretanto, (segunda-feira) a dona Fernanda (funcionária do pavilhão) falou com a coordenadora Prof. Amélia se seria possível ceder-nos o pavilhão para a efectuarmos a nossa actividade lá. Ela foi muito simpática e aceitou e como por sinal ela para além de coordenadora também é a professora que vai estar a dar aula naquele dia no pavilhão, ficaram logo dois problemas resolvidos. =D

Antes de terminar a aula ainda tivemos tempo para pensar no nosso segundo mini-projecto relativamente á naturopatia. Como se vai realizar no dia aberto, como já deliberado antes, iremos vender produtos naturais. Então tivemos a ideia de fazer um pack relacionado com o nosso tema onde englobaríamos a naturopatia com a massagem. Este pack teria então algo relacionado com a massagem, como óleos, toalhas, etc, e depois chás e uma chávena de chá que será feita por nós com a ajuda e colaboração da professora Fátima Fradinho (responsável pelo clube "Faz tu mesmo"). Mas esta ideia será melhor organizada na próxima aula, pois tal como combinado, vamos falar com a professora Fátima para conversar um pouco sobre esta ideia.

Assim, cá estaremos na próxima aula para mais um dia de muito trabalho. =D

Aula do dia 22/01


Esta aula começou com um reparo muito rápido em relação à notícia do Dia da Massagem já elaborada. Foi necessário distinguir o texto das imagens, que constavam num só documento.

Começada a aula propriamente dita, o grupo sentou-se calmamente a reflectir e a falar do Yoga, da próxima grande actividade que está a ser planeada. Porém, começou a discussão! Os moldes em que estávamos a programar o evento estavam muito idênticos ao do Dia da Massagem, e não queríamos que assim fosse. Para além de algo diferente, queremos algo com visibilidade, que permita, de acordo com os objectivos inicialmente propostos, dar a conhecer à sociedade as medicinas alternativas. Se o projecto decorresse em "sala de aula", o espaço seria fechado, logo, a actividade, mesmo que divulgada através e cartazes e da palavra, não teria um efeito impactante.
Ninguém se entendia - uns queriam manter tudo como estava, para não ter mais trabalho em alterar os moldes com o AGRACLUB, enquanto que outros preferiam alterar, de forma a ir de encontro aos verdadeiros objectivos do trabalho. Optou-se, então, por chamar a professora. Como sempre, foi uma óptima ajuda! Sugeriu-nos saber acerca da possibilidade de ocupar o pavilhão gimnodesportivo, convidando as três turmas em aula a participar na actividade. Para tal, deveríamos, primeiro, falar com o Prof. Eduardo (Educação Física e AP de Desporto) para saber a sua opinião.
Fomos ao seu encontro, e, muito simpático, ajudou-nos na logística, dizendo as turmas que tinham aula no bloco desejado, incluindo os respectivos professores. Concluímos que, das duas turmas de 10º ano da nossa escola, não deve haver qualquer problema para os professores disponibilizarem o espaço, e, eventualmente, participar. Restava dirigirmo-nos ao pavilhão, para saber qual a turma e professor da escola EB 2,3 a ter aula naquele tempo, ao que soubemos ser a Prof.ª Amélia, por sinal a directora de instalações que havíamos de procurar.
Na 2.ª feira tivemos aula de Ed. Física, e tivemos a oportunidade de pedir à funcionária D. Fernanda para abordar a professora, dado que estaríamos a fazer aula e não poderíamos abandonar para conversar com ela. A Prof.ª Amélia foi afável em aceitar, pedindo apenas qua a avisássemos mais perto da data, para que pudesse planear a sua aula de outra forma.

Finalmente, temos tudo encaminhado! Resta agora comparecer no ginásio AGRACLUB para acertar os pormenores com o professor de Yoga, e questioná-lo acerca da dimensão da actividade, uma vez que vai contar com a presença de bastantes alunos (esperamos!!). Numa próxima 3.ª ou 5.ª feira, lá estaremos para assistir a uma aula de Yoga, e, no final, conversar com o professor.

Tivemos ainda tempo para discutir um outro assunto importante: a Naturopatia, mini-projecto possível para o Dia Aberto das Ciências. Quanto a isso, cabe-nos ser originais e criativos, para vender alguns produtos típicos e, obviamente, terapêuticos. Assim, procuramos por chávenas, já que são uma boa forma de fazer trabalhos manuais, conseguindo alguns contactos na Internet. Porém, algo mais fácil e mais cómodo foi falar com a Dra. Fátima Fradinho (responsável do Clube "Faz Tu Mesmo" da nossa escola), que nos disse para a procurar numa outra 6.ª feira, de forma a nos mostrar o material e possibilidades para esse tipo de trabalho.

E assim se passou mais uma aula. Longa, cansativa, e que não nos permite parar nunca!
Dia 29 lá estaremos novamente, a trabalhar para a construção do nosso projecto...


Tiago Bandeira

Esta aula foi diferente, foi... essencial!

O nossa projecto, Yoga, o nosso projecto!
Onde está ele, Yoga, que não o vejo?
Na minha doida fantasia em brasa
Construimo-lo, num instante, o meu desejo!

Eram 10:30h começamos a fazer uma noticia acerca do "Dia da Massagem", esse maravilhoso evento que por nós foi realizado!
Tantos gostaram, tantos adoraram, tantos amaram... Algo daquele género tinha de ficar marcado, de certa forma, na nossa escola. Então, no entender da Professora Maria Clara do Vale, deveríamos criar uma noticia para ser posta no Jornal da Escola, acabando assim por divulgar todo o maravilhoso trabalho que tínhamos feito até então!
Porém, esta aula não foi fantástica por causa desta simples mas importante noticia.
Quando eram cerca de 11:35h, com a devia autorização da professora, dirigimo-nos para entrada da escola e ficamos alguns minutos à espera da mãe do Tiago. Porque é que esperamos por ela? - perguntam vocês. Pois, na realidade nós tínhamos uma reunião com um colega de equipa/amigo do Tiago que, por coincidência, era o dono do local aonde nos dirigíamos!
AGRACLUB!
Mal chegamos ao ginásio, fomos muito bem recebidos pela recepcionista. Ficamos alguns minutinhos (longos minutos esses) na entrada, esperando pelo responsável. Enquanto isso, ouvíamos musicas que nos davam vontade de dançar, de cantar, de fazer coisas inimagináveis...

"Cuz' you can't deny
You've blown my mind
When I touch your body
I feel I'm loosing control"

Chega, muito repentinamente, Pedro Azenha! Este era o nome do responsável que muito abertamente teve uma reunião connosco.
Embora estivéssemos à espera de uma reunião mais relaxada e menos stressante, a realidade é que acabamos por a ter no bar das instalações, tendo este vista para a as piscinas.
Foi uma reunião bastante breve, mas abordamos tudo o que estava previsto desde a ordem de assuntos que tínhamos realizado na aula.
Tudo correu maravilhosamente BEM!
Imaginem só: TEMOS MAIS UMA INSTITUIÇÃO A COLABORAR CONNOSCO! :D:D

Só um pequeno aparte: no final, ficamos à espera do pai da Ana Peixoto e enquanto isso, voltávamos a ouvir aquelas musicas que nos deliciavam!

"Chorando estará, ao lembrar de um amor
Que um dia não soube cuidar..."

Cátia

15 de Janeiro - Reunião com o AgraClub

O dia 15 foi um dia bastante positivo e produtivo para o nosso grupo.
A aula começou com a elaboração da ordem de trabalhos na qual se incluía a planificação da reunião que iria decorrer na propriedade do AgraClub. Contudo, começamos por fazer uma pequena notícia sobre o "Dia da Massagem", na qual incluímos algumas fotos do workshop realizado.
Depois de elaborada a noticia para o Jornal da Escola e de preparada a reunião, dirigimo-nos para o ginásio AgraClub (à boleia da mãe do Tiago...). O tempo de espera pelo Responsável Pedro Azenha foi pouco mas muito divertido já que somos um grupo muito unido e extrovertido. A reunião correu da melhor forma, descontraidamente, e conseguimos focar os pontos determinantes da actividade. O Empresário Pedro Azenha convidou-nos desde logo a assistirmos a uma aula de Yoga para ficarmos interiorizados com o tipo de exercícios que se realizam nesta aula e para conversar com o Prof. sobre o tipo de actividade que se deverá realizar.
Mais um "dia daqueles" está próximo e nós estamos a preparar tudo a tempo e horas para que corra tudo bem.
Mais novidades para a próxima semana...
Lúcia

Aula do dia 15/01/10

Bem como planeado, esta aula estava destinada a ir ao encontro da instituição AGRACLUB.
Como tal a nossa aula começou pela preparação da reunião que mais tarde iríamos ter com a instituição. Delineamos tudo aquilo que iríamos dizer e organizamos o nosso discurso.

Antes da dita reunião, em conjunto elaboramos uma noticia sobre o dia 11 ,"Dia da Massagem", para ser posteriormente publicada no jornal da escola. Posto isto, fomos então ao AGRACLUB.

Quando lá chegamos, tivemos que aguardar um pouco pois o Professor Pedro Azenha, director do AGRACLUB, não se encontrava disponível. Enquanto isso fomos conhecer um pouco das instalações desta instituição (quem não conhecia).
Entretanto o professor Pedro chegou e logo se dirigiu a nós para dar inicio á reunião. Fomos até ao Bar e começamos então a falar de todo o nosso projecto, das nossas ideias e tudo aquilo que precisávamos relativamente aos recursos humanos e quem sabe económicos. Posso dizer que não foi uma reunião muito formal visto que o Tiago conhecia pessoalmente o professor Pedro e como tal foi bastante descontraída, sem nada de nervos nem stress. O professor Pedro Azenha concordou com tudo aquilo que propusemos e ainda nos deu mais ideias para a realização deste nosso próximo mini projecto.

A reunião terminou da melhor maneira, com a confirmação da colaboração do AGRACLUB no nosso mini projecto e com um convite para ir assistir ou até mesmo fazer uma aula de yoga.
Agora só falta combinar os pormenores com o professor que se vai deslocar á nossa escola para dar a aula de yoga. =)

Aula do dia 15/01


Esta aula não foi complicada. Bem pelo contrário...
Tendo planeado pedir colaraboração ao AGRACLUB, começámos por fazer um plano de trabalhos para a reunião a realizar ainda nessa manhã. Contudo, a pedido da professora, fizemos também uma pequena notícia sobre o Dia da Massagem, anexando fotos, para posterior publicação no jornal da escola.
Depois de um primeiro bloco passado a fazer a notícia e a planear a reunião, com pormenores e com algum nervosismo para não falhar, dirigimo-nos, depois, para o ginásio AGRACLUB, localizado em S. Pedro de Avioso.
Aguardámos um pouco pelo Prof. Pedro Azenha (responsável pelo ginásio), e depois lá nos dirigimos para o bar, que, sendo calmo, permitiu ter um reunião não demasiado formal. Foram discutidos os pontos principais: actividade, objectivo, data, etc. Os pormenores ficaram pendentes, alguns a ser decididos na próxima aula. Será ainda possível visitar novamente o ginásio, com o intuito de assistir a uma aula de Yoga e conversar com o professor responsável pela dinamização da actividade na escola, de modo a esclarecer ideias e objectivos.
Assim, posso dizer que temos a "actividade sobre rodas"! Temos ainda algum tempo para organizar, e tudo aponta para um novo "grande dia", felizmente.
Apoio não falta, e ficamos muito gratos por isso. Por haver entidades e pessoas interessadas em ajudar, permitindo a divulgação e expansão desta área que tanto nos interessa: as Medicinas Alternativas.

Tiago Bandeira

Mais um projecto!!

Esta aula foi um bocado diferente das outras e com algum nervosismo à mistura.

Começamos por planiar uma reunião que tivemos no AGRACLUB , com o director Pebro Azenha, registamos o objectivo da actividade (Yoga), como iriamos realizar, a data e todos os aspectos que a actividade impõe. Depois de a reunião preparada, fomos escrever uma notícia sobre a nossa anterior actividade, para o jornal da escola, que a professora nos pediu.

Chegou então a hora de irmos para a reunião. Quando chegamos estivemos que estar à espera um bocadinho e depois lá fomos para a reunião. A reunião correu muito bem, eles disponibilizaram tudo o que precisássemos e ainda nos deram uma ajudinha com algumas ideias.

Assim , acabou mais uma das nossas importantes aulas de área de projecto.

Bjinhos e até à próxima!

O segundo início de AP...

Esta foi a primeira aula de AP do segundo período e começou da melhor maneira..., a seguir a uma aula mais cansativa de Biologia.
A Prof. Ana Maria começou por dar algumas informações sobre a disciplina como foi o caso da calendarização das actividades pois como somos muitos grupos de AP, algumas actividades e projectos de vários grupos coincidiam nos mesmos dias.
Seguidamente realizámos a ordem de trabalhos do nosso grupo para aquela aula. A nossa primeira actividade deste periodo está programada para daqui a pouco tempo e por este motivo iniciamos logo a procura de instituições que pudessem patrocinar a esta actividade. Encontramos uma instituição perto da Escola do Castêlo tinha uma das medicinas alternativas que pretendiamos e por isso dirigimo-nos logo a essa mesma instituição que nos informou que a reflexologia era algo que envolvia muito mais do que o contacto físico com o paciente mas também a parte psicológica do paciente.
Finalmente, regressamos à escola ainda a tempo de assistir ao término da aula e ... acabou a aula com aquele "irritante" toque da campainha mas que
às vezes se torna um alívio!

Para a semana trago mais novidades sobre o nosso projecto...
Lúcia Neves

Chegou o inicio do sacrificio

Quando me quer enganar
O meu belo projecto,
E mais tarde confirmar
O grande sucesso e o nosso estrondoso progresso.

O dia da primeira aula do segundo periodo chegou. Chegaram com ela todas as informações necessárias para a realização de vários projectos, bem como, todas as datas definidas para a concretização do projecto final, avaliações orais e entrega de relatórios.
Foi uma aula que, pelo menos para mim, não foi muito enriquecedora!

Começamos por procurar contactos acerca de novas instituições com yoga e reflexologia, o que se foi prolongando ao longo da aula... No entanto, de repente encontramos informações acerca da instituição "Anastacia" (localizada aqui no castelo) e decidimos arriscar e procurar informações e, provavelemente, patrocinio!
Obtemos informações muito preciosas para o nosso projecto visto que nos aconselharam a não fazer nada relacionado com reflexologia pois era algo bastante pessoal e subjectivo!

Chegamos à escola e, 7 minutos depois, toca para sair...
Ohhh! Paciência, para a semana há mais!!

Volto brevemente,
Beijinhos

Cátia

Aula do dia 08/01/10- O recomeço. . .

Pois é pois é, estamos de volta, logo há que trabalhar e começar a pensar nos novos projectos a realizar.
Como tal esta primeira aula de A.P, no 2º período, começou com uma breve abordagem da professora para esclarecer alguns aspectos relativamente aos nossos futuros projectos.

Em seguida o nosso grupo, que estava reduzido a 4 visto que um dos membros se encontrava doente, começou a elaborar uma lista de tarefas a fazer. Feita a lista, á que pôr mãos á obra=D
Tendo em conta que o nosso próximo projecto se relaciona com yoga, reflexologia e posteriormente naturopatia, decidimos desde logo começar a procurar escolas/instituições que tivessem essas terapias. Optamos por escolas/instituições que se situassem entre a Maia e o Porto. Encontramos algumas que nos pareceram interessantes e decidimos deixar a próxima aula para ir ao encontradas que escolhemos, em busca de colaboração da parte destes para o nosso projecto.

Entretanto, e já a faltar pouco para a aula terminar, descobrimos no meio da nossa pesquisa uma espécie de spa de terapias alternativas que utilizava entre muitas a reflexologia. Então achamos que seria interessante deslocarmo-nos até lá, pois era muito perto da escola. Fomos então até lá onde tivemos uma pequena conversa com a proprietária desta instituição que nos aconselhou a abordar o Reiki do que a reflexologia pois esta terapia requer um conjuntos de condições que não seriam possíveis na escola.
Regressamos á escola e tivemos a deliberar um pouco se seria melhor seguir o conselho da proprietária da instituição relativamente a abordar o reiki em vez da reflexologia, mas consideramos que o melhor era esperar para a próxima aula, onde vamos contactar as outras escolas/instituições para ver se partilham da mesma ideia.

E assim mais uma vez, ao toque da campainha, terminou a nossa aula.

O Fim

Chegou a ultima aula do período.

A nossa aula foi bastante diferente. Com a actividade de Mesas de Natal que se realiza na escola, fomos todas participar.

Na actividade participamos na mesa do 12º, e aproveitamos para conversar com os amigos e com os professores! Um dia muito diferente mas que toda a comunidade escolar gosta!

Bjinhos a todos

O Dia

Chegou finalmente o grande dia...

O dia começou bastante cedo, ainda não era 8horas e alguns elementos já estavam na escola. Depois de toda a gente chegar começamos por nos dividirmos, a Lúcia e a Marta começaram a tratar do coffe break e eu, a Cátia e o Tiago começamos a tratar da decoração das salas e a arrumação das cadeiras e das mesas necessárias.

Algum tempo depois, o prof. Marco Fonseca chegou com os seus alunos e começou tudo. Começamos pela palestra onde explicou os benificios, as aplicações, as técnicas das massagens. Após a palestra, fomos para o coffe break onde tomamos um café ou sumo e uma fatia de bolo de chocolate e brigadeiros, juntamente com os alunos e professores.

Dirigimos-nos depois para a palestra onde o Prof. Marco ensinou as tecnicas todas e como se aplicavam e em seguida todos os alunos e professores que participaram na actividade experimentaram e fizeram massagens uns aos outros.

Finalmente a manha acabou, já com algum cansaço, almoçamos com os alunos da EMMA.

À tarde tudo isto se repetiu mas com diferentes pripécias!


Bjinhos

O recomeço - 08/01/2010


É verdade: 2010! Sim, vai ser um ano decisivo, em que todos temos muito para fazer e muitos projectos para concretizar (ou pelo menos começar).


E foi a "meio-gás" que se desenrolou a 1ª aula de AP do 2.º período. Talvez só o início, porque, na verdade, acabámos até a fazer trabalho de campo no final da aula!
Começou-se por ouvir a Prof. Ana Maria a dar algumas instruções quanto à calendarização, bem como à discussão entre grupos de datas de realização de actividades e/ou "mini-projectos".
Depois de sabermos o essencial, começámos a discutir acerca da nossa temática deste período: Yoga e Reflexologia. Porém, e tendo em conta a "viagem" que fizemos no final da aula, percebemos que a Reflexologia não é algo muito próprio para se fazer no ambiente e nos moldes que desejamos, daí termos pendente esta situação, pensando enveredar apenas pelo Yoga.
No decorrer da aula propriamente dita, pesquisámos escolas de Yoga na região, vídeos e explorámos eventuais possibilidades para a realização da actividade. Tendo em conta que a actividade a realizar no 3.º período será logo no início, temos de ter algum tempo, ainda este período, para preparar essa tal actividade, daí termos de preparar a próxima actividade com celeridade, dado o pouco tempo que temos para o fazer.
Durante a pesquisa encontrámos um centro de terapias alternativas no Castêlo da Maia, ao qual nos dirigimos, a pé, ainda antes do fim da aula. Foi aí que, recebidos com simpatia, nos esclareceram acerca das condicionantes da Reflexologia, bem como da maior facilidade em abordar o Reiki. Contudo, e uma vez que não possibilitam Yoga, vamos recorrer a outras instituições para nos ajudarem.
Chegámos à escola mesmo antes do toque de saída, entregámos a folha de presença (na instituição fora da escola) à professora, e fomos para casa, mais uma vez com algumas "dores de cabeça" - nem tanto no verdadeiro sentido, mas na medida em que temos cada vez mais coisas em que pensar, para conseguirmos, com sucesso, alcançar a eficácia e, também, a nota que desejamos.


Tiago Bandeira

The End !!!

O último dia de aulas chegou e com ele a última aula de AP que foi substituída pela habitual comemoração do Natal com as tradicionais "Mesas de Natal" típicas da nossa escola.

As "Mesas de Natal" foram o momento em que muitos se despediram de amigos e conhecidos, e aproveitaram para saborear algumas iguarias de diferentes zonas do Mundo feitas por alunos e professores. Foi um dia alegre, emocionante, enfim,... divertidíssimo.

Estavamos todos a precisar destas férias e de algumas festas para nos animar-mos depois de um período basntante cansativo.

Feliz Natal e um Bom Ano 2010!!!

Beijinhos e Abraços

Lúcia