Aula vazia

Na passada sexta feira escrevemos uma noticia que será enviada para a professora Maria Clara do Vale de modo a que esta possa divulga-la no blog da biblioteca e respectivo site. Também enviaremos a noticia para o Dr. Leonel Duarte para que este a tente publicar no jornal Maia Hoje, uma vez que artigos seus costumam ser lá colocados.
No restante tempo da aula, conversamos acerca do dinheiro que nos sobrava depois da realização da sessão teórico prática. Não chegamos a nenhuma conclusão mas na próxima semana esperamos ter ideias mais concretas acerca de como aplicar o pouco dinheiro que temos.
Os vários elementos do grupo juntaram-se para uma pequena conversa acerca do que faltava para a concretização do dossier.

Esta foi uma aula com pouco trabalho, no entanto, esperamos que a próxima seja mais preenchida!

Cátia

Finalmente "A Acupunctura Chama por Si!"

Olá a todos!

Estes últimos dias foram muito complicados para o grupo pois tínhamos “mil e quinhentas” coisas para fazer não só ligadas a A.P. como também ligadas às outras disciplinas. Mas finalmente o grande dia chegou! E chegou com uma mistura de emoções que ninguém estava espera. Nervosismo, alegria, medo, excitação, …, tantos misturados que nem sei explicar.

Tudo começou bem cedo! Ainda não eram 14h quando o grupo se dirigiu para o pavilhão E para começar a arrumar tudo. Era mesas para um lado, cadeiras para outro, laços para aqui, pétalas para acolá, enfim uma confusão! Mas no fim ficou tudo muito giro, com direito a passadeira vermelha e tudo! Não posso deixar de agradecer aos nossos colegas do 12ºB pela ajuda fabulosa que nos deram. O nosso Muito Obrigada!

Bem cedo, chegou também o Dr. Leonel Duarte, que nos ajudou na sessão teórico-prática, eram perto das 14h40 e foi preparando o powerpoint e aquilo que ele precisava. Enquanto isso o grupo foi acabando de preparar os últimos pormenores.

A actividade começou, com algum atraso, e o grupo começou por se apresentar às turmas e aos professores que estavam presentes e contextualizar a nossa actividade e o nosso projecto e em seguido o Dr. Leonel começou a palestra. Como sempre, nem tudo corre bem e tivemos um grande problema: o videoprojector que desligava muito rapidamente devido ao calor que se fazia sentir mas tudo se resolveu a o Dr. Leonel deu a volta à situação tendo todo o público reagido bem. Seguiu-se depois a parte prática, e como não poderia deixar de ser, uma das Profs. mais assíduas das nossas actividades, Prof. Maria Clara, ofereceu-se logo como voluntaria. Depois do exemplo da professora, vários alunos quiseram experimentar e ver como realmente as agulhas não aleijavam.

A hora ia passando, e os alunos tinha que sair pois tinham aulas no tempo seguinte e o Dr. Leonel entregou a cada um uma agulha como recordação e um voucher a cada aluno para uma sessão de acupunctura grátis!

No fim disto tudo, o grupo como forma de agradecimento pelo apoio dado nesta actividade entregou um ramo de flores ao Dr. Leonel, e outro Prof. Ana Maria Meireles por nos ter “aturado” o ano todo, sempre com muita paciência e ajudando-nos em tudo que necessitávamos.

E para finalizar a nossa actividade, só faltava o coffe break em que estiveram poucas pessoas sendo as sobras bastante grandes!

Com a actividade terminada, faltava agora arrumar tudo. E outra vez andavam as mesas e cadeiras de um lado para o outro mas mais uma vez tivemos a Grande ajuda de alguns alunos da turma 12ºE e mais uma vez o nosso Obrigado!

E assim, acabou a nossa actividade que mais uma vez nos marcou e que nos deu muito gozo a concretizá-la.

Até à proxima semana!

Beijinhos

Aula do dia 21/05/2010

Bom esta foi uma aula daquelas que o grupo já não tinha á muito tempo. Calma, sem stress e sem preocupações.

Era dia de entregar os relatórios individuais. Visto que me surgiu um imprevisto na noite anterior, não consegui imprimir o relatório e tive então que o imprimir na escola. Então, enquanto eu resolvia este problema, os restantes elementos do grupo foram elaborando uma notícia (solicitada pela prof. Maria Clara do Vale e pelo Dr. Leonel Duarte) para posterior publicação no jornal da escola e para um jornal local, onde descrevemos de uma forma geral a nossa actividade "A Acupunctura chama por si!" acompanhada com algumas fotos.

De seguida e visto que não tínhamos muitas tarefas para cumprir, pois na verdade o nosso projecto final já estava realizado (faltando apenas o CD), o grupo reuniu-se todo com a professora onde perspectivamos um pouco sobre a nossa última actividade e todos juntos recordamos este dia tão cansativo mas ao mesmo tempo compensador com as fotografias tiradas.
Entretanto começamos a falar sobre o dossier de grupo, que vai ser entregue na próxima aula, tirando algumas ideias com os outros grupos para tentar perceber aquilo que nos faltou no período anterior. Dividimos tarefas mas ainda assim e mais uma vez a Cátia decidiu ficar encarregue da organização final do dossier.

Depois de uma bela interrupção da aula, nomeadamente a professora Helena Fernandes com a sua bebé (que é tão linda =D), o grupo e já no final da aula, deslocou-se até ao Clube de Saúde para tentar falar com o grupo responsável pelo mesmo á cerca do "Rastreio á diabetes" mas foi possível pois os elementos deste grupo encontravam-se a realizar a sua apresentação oral. Ainda assim aproveitamos o espaço (Clube de Saúde) para discutirmos sobre o dinheiro de AP.

Regressamos á sala, onde arrumamos o material, terminando desta forma a nossa aula.

19/05/2010- Finalmente, o DIA chegou!

O cansaço era muito. Foram dois dias (segunda e terça) muito intensos passados, a estudar matemática, e a preparar o tão esperado e desejado produto final. Fixar cartazes, pensar na decoração, no coffe-break, confirmar pormenores com o Dr. Leonel Duarte, afixar informações sobre a acupunctura no placard que se encontrava no pavilhão B, enfim estávamos a dar em loucos, pois o dia estava cada vez mais perto e parecia que não tínhamos nada feito. Ainda por cima sempre que tentávamos descansar um pouco, relaxar ou mesmo estar atentos ás aulas era impossível pois havia sempre um de nós que se lembrava, "ah, ainda não fizemos isto.", "ah, ainda falta fazer aquilo.", "hei, ainda não compramos isto.".

Talvés em consequência da ansiedade e do nervosismo, o grupo estava bastante recioso e um pouco pessimista quanto a esta actividade. Era a nossa última actividade (produto final por sinal) e teria que ser igual ou ainda melhor de preferência ás outras actividades já realizadas, como tal estávamos a sentir uma grande pressão e as coisas não pareciam estar a ir no bom caminho.

O dia chegou. Todos nós muito stressados (como sempre) passamos a manhã á espera que as horas passassem rapidamente para chegar á hora de por mãos á obra e tratar da nossa actividade. Almoçamos, basicamente, á velocidade da luz para termos tempo para tratarmos dos preparativos tanto na sala onde iria decorrer a sessão teórico-prática como na sala onde iria decorrer o coffe-break. Enquanto eu e a Lúcia fomos comprar os decorativos em falta, assim como alguns bolos para o coffe-break, o restante grupo começou a tratar da primeira etapa, que era tirar todas as mesas da sala e trazer cadeiras para a mesma. Quando chegamos, o Dr. Leonel já se encontrava na sala a preparar a sua apresentação. O grupo, juntamente com a ajuda preciosa de alguns dos nossos colegas do 12ºB, foi então preparando as duas salas para que tivesse tudo pronto á horinha. Para espanto do grupo, a decoração ficou ainda melhor do que pensávamos, sem dúvida que superou as nossas expectativas, principalmente a sala principal (a da sessão teórico-prática) que estava mesmo muito bonita com as velas, as pétalas, a passadeira vermelha, os laços nas cadeiras destinadas aos professores e claro a música ambiente que não podia faltar. =D

Eram 15h30, e com já tudo pronto, pedimos então para que os alunos e os professores entrassem e se instalassem nas cadeiras. Estando já todos instalados, demos inicio á actividade. O grupo começou por dar uma pequena introdução, onde nos apresentamos, assim como o nosso projecto, e de seguida passamos a palavra ao Dr. Leonel. Com o seu power point muito bem estruturado, o Dr. começou então a sua palestra. Estava tudo a correr maravilhosamente bem, a sala estava cheia (o que é muito bom, visto que a maior parte dos grupos se queixam que nunca têm muito público para assistir ás suas palestras), a decoração estava muito bonita e duma forma geral a palestra estava a correr muito bem, até que. . . PUFF!! Um problema surgiu. Devido ao calor que se fazia sentir na sala o vídeo-projector sobre aqueceu e estava sempre a ir a baixo de 3 em 3 minutos. Bom, como é óbvio o grupo sentiu-se um pouco desconfortado com esta situação, mas nada podia fazer. O Dr. Leonel como proficional que é, ainda com este problema continuou a sua palestra de forma interessante e bastante motivadora. Muitos dos presentes estavam mesmo muito interessados, tendo colocado muitas questões ás quais o Dr. Leonel respondeu. E assim terminou a primeira parte desta actividade.
Chegou então á segunda parte da actividade e na minha opinião a mais esperada por todos, a parte prática. Logo de imediato a professora Maria Clara do Vale se ofereceu para ser a "cobaia" principal, tendo assim se deitado na nossa marquesa e usufruir então deste tratamento. O Dr. Leonel foi executando o tratamento e ao mesmo tempo ia explicando aos presentes o que estava a fazer. Chegou depois a altura dos alunos experimentarem também a sensação da acupunctura, e assim nas suas cadeiras o Dr. ia espetando as agulhas nos braços, nas pernas, nas mãos e até mesmo na cabeça. Os alunos ficaram bastantes excitados e compreenderam que realmente a acupunctura não DOÍ.

O tempo foi passando e alguns alunos tiveram que sair pois tinham aulas a seguir, não podendo assim ir ao nosso coffe-break. Antes de saírem o grupo entregou aos convidados um cupão GRÁTIS com uma sessão de acupunctura oferecido pelo Dr. Leonel assim como uma agulha para recordação.
No final, e já com a sala quase vazia o grupo entregou um ramo de flores ao Dr. Leonel Duarte como forma de agradecimento pela sua participação e colaboração no nosso projecto e também ofereceu um á professora Ana Maria Meireles por toda a sua ajuda ao longo deste LONGO ano lectivo.
Seguidamente, fomos até á sala do coffe-break onde desfrutamos de todas as delicias que se encontravam lá. E assim chegou ao fim a nossa actividade. Restava-nos apenas, e a parte mais "chata", que era arrumar tudo.
Mais uma vez com a ajuda dos nossos colegas do 12ºB e ainda do dois alunos do 12ºE arrumamos todo o material, mesas no sitio assim como as cadeiras e organizamos dentro do possível tudo de forma a não muito trabalho á pessoa que fosse limpar a sala a seguir.

Podíamos agora descansar de alívio. Tudo correr muito bem, fomos bastantes elogiados por vários professores e com certeza conseguimos cumprir o nosso objectivo: divulgar as medicinas alternativas, os seus benefícios e contra-indicações e também incentivar á prática das mesmas.

Custou, mas com o nosso esforço e dedicação conseguimos. Estamos de parabéns "Viva, há alternativa!". =D

Aula do dia 21 de Maio

Esta foi uma aula muito menos cansativa e mais relaxante já que o grupo "Viva, há alternativa!" já concretizou o produto final no dia 19.
O grupo começou por entregar o relatório já que este foi o dia previsto para o mesmo e por fazer uma reflexão sobre o produto final do dia 19, mostrando as fotografias da actividade à professora. O grupo esteve também a elaborar uma notícia para entregar à Prof. Maria Clara do Vale que irá colocá-la no jornal da escola. Esta notícia será também entregue ao Dr. Leonel Duarte pois este tem contactos com um jornal local e por isso pretende divulgar o trabalho que o nosso grupo realizou ao longo do ano lectivo.
Depois de tudo isto o grupo trabalhou para o dossier de grupo para entregar no dia 28 de Maio, dividindo algumas tarefas e tal como no período anterior a Cátia fica encarregue da sua organização final. Tiramos também dúvidas com alguns grupos sobre aspectos a melhorar que falharam no período anterior.
Houve ainda tempo para momentos mais divertidos pois a Prof. Helena Fernandes foi-nos visitar com a sua "filhota" Francisca que é uma queridinha xD.
Quando a aula estava próxima do fim o grupo dirigiu-se ao Clube de Saúde com o intuito de falar com o grupo responsável do mesmo sobre a parceria feita para o "Rastreio da Diabetes". No entanto, o grupo encontrava-se em apresentações orais e por isso ficamos pelo Clube de Saúde a pensar sobre o dinheiro que restou. Este dinheiro vai ser utilizado para o CD que estamos a terminar e para retribuir a alguns elementos do grupo que puseram algum dinheiro quando o grupo ainda não tinha fundos.
Foi desta maneira que passaram 180 minutos de aula de AP, que por sinal já está a acabar...
Até para a semana, queridos leitores...
Lúcia Neves

Aula dia 21/05

Olá a todos!

Esta foi uma aula mais calma do que tem sido habitual em A.P. Este dia foi também o de entrega de relatórios.

Uma vez que o nosso grupo já realizou o produto final, o inicio desta aula serviu para reflectir um pouco sobre os aspectos positivos e negativos da actividade que realizamos. Começamos por conversar um bocado e chegamos à conclusão que o trabalho tinha sido muito positivo existindo poucos aspectos negativos, e estivemos a ver as fotografias e partilhá-las com a professora. De seguida, fizemos uma notícia que a Prof. Maria Clara do Vale e o Dr. Leonel nos tinham pedido as descrever a actividade e posteriormente vai ser publicada na biblioteca e no jornal Maia Hoje.

Como na próxima aula é dia de entrega de dossier, o grupo debruçou-se sobre ele, dividindo tarefas, a Cátia continua a encarregar-se da organização final, e está já praticamente pronto. Tivemos ainda a oportunidade de trocar algumas informações com os outros grupos para vermos o que falhamos e corrigirmos neste.

Já perto do final da aula, o grupo dirigiu-se ao Clube de Saúde para tratar do “Rastreio da Diabetes” com o outro grupo responsável mas este não estava. No entanto, o grupo aproveitou o espaço para falarmos do dinheiro que tínhamos e vimos que ainda íamos ter alguns gastos, nomeadamente com os cd’s que ainda vamos elaborar, e também temos que repor o dinheiro que alguns elementos colocaram quando era necessário.

E assim acabou a nossa aula!

Até para a próxima!

Beijinhos

Aula do dia 21/05


Uma aula diferente, mais leve.
Dia de entrega de relatórios individuais, e, produtos finais concretizados, não havia muito a fazer. Os vários grupos até "relaxaram" e leram um pouco do jornal Actual (distribuído gratuitamente por um grupo de alunos de Economia durante a aula).

O nosso grupo começou por fazer uma pequena retrospectiva da sua actividade "A Acupunctura chama por si!", discutindo vários pontos, e partilhando fotografias entre si e com a professora. Tendo-nos sido pedido, tanto pelo Dr. Leonel Duarte, como pela Prof. Maria Clara do Vale, elaborámos uma notícia descritiva da actividade, acompanhada de duas fotografias, para posterior publicação no jornal da escola, e talvez num jornal local.
Enquanto isso, e mesmo depois da notícia elaborada, o grupo debruçou-se sobre o dossier de grupo, a entregar no dia 28 de Maio. Tudo está no bom caminho, mas dividimos algumas tarefas e a Cátia, mais uma vez, ocupar-se-á da organização final do mesmo. Pudemos ainda esclarecer algumas dúvidas com outros grupos, relativamente ao dossier, e pensar no que falhou no período anterior.

A aula foi ainda "interrompida" pela Prof. Helena Fernandes e a sua maravilhosa bebé Francisca, que despertou a atenção de toda a gente, e nos deu ainda uns minutos para pegarmos e brincarmos com ela. Que fofinha *.*

Próximo do final da aula, o grupo dirigiu-se ao Clube de Saúde para tentar contactar com o grupo responsável de AP sobre o eventual "Rastreio à Diabetes", mas este encontrava-se em aula de apresentações orais. No entanto, pudemos ficar por lá e pensar no dinheiro do grupo. Há ainda alguns gastos a ter, nomeadamente no que respeita aos CD's a elaborar (2.º produto final), e também na reposição de alguns valores individuais (adiantamentos feitos anteriormente).

Desta forma, e passados quase 180 minutos de aula, dirigimo-nos à sala de aula, onde pudemos arrumar as últimas coisas, e terminar mais uma aula de AP (a antepenúltima!!)...
Está mesmo quase a acabar. E temos ainda de pensar na exposição final!


Até para a semana ;)

Tiago Bandeira

A ÚLTIMA!

Meu amor de Internet
É o melhor do mundo
Não é irreal e nem imaginário
É virtual, mas verdadeiro.
SE NÃO FOSSE A PORCARIA DA INTERNET, ISTO ESTAVA EM MODOS! ( -.- )

Inicialmente, tenho de pedir desculpas pelas horas uma vez que não consegui escrever a tempo no blog. Como não estava em casa, tentei utilizar uma internet portátil porém, sem qualquer resultado satisfatório então, como só por volta das 22h chegava a casa, só por volta dessa hora é que poderia actualizar as minhas reflexões.

Bem, na passada sexta-feira realizaram-se as temíveis apresentações orais FINAIS.
Tal como costume, as meninas do grupo "Genética, Saúde e Ambiente" iniciaram as apresentações. Referiram muito brevemente a participação do grupo no dia aberto das ciências, momento em que explicaram tudo o que aconteceu naquele dia. Seguidamente, mencionaram a escolha do vencedor da história que tinham proposto que algum aluno/a da escola cria-se. Lerem a história e, com bastante pormenores científicos, esta encantou todos aqueles que a escutavam. Depois disso, referenciaram a palestra que realizaram que era o produto final do grupo. E, para finalizar, apresentaram o blog, terminando com uma reflexão acerca do grupo e da disciplina de área do projecto.
Era a vez de entrar o nosso grupo em acção... Como não tinhamos realizado ainda o produto final, mencionamos muito brevemente todos aqueles que tinham sido elaborados até à data. "Dia da Massagem", "Yoga - vem sentar-te à chinês!" ,e "Melhore o dia-a-dia com a Naturopatia". Depois disso, descrevemos tudo o que fora realizado durante as aulas do mês de Abril e Maio. Finalmente, acabamos com a descrição da actividade (produto final) "A Acupunctura chama por si!" e com as conclusõs críticas acerca de AP, taç como fizeram as meninas do grupo anterior.
Em terceiro lugar, chegaram os meninos do grupo "Forensics Unit" que, como aconteceu com o 1ºgrupo, referiram a presença no dia aberto e realização dos produtos finais. É importante referir que o Nelson teve uma apresentação grandiosa, carregada de muito humor.
Já nos segundos 90 min de aula, o grupo "ProjectoCASA" fez uma pequena contextualização do projecto e, seguidamente, descreveram a organização da palestra, bem como, a realização desta. Nesta apresentação, o grupo controlou bastante o tempo, motivo pelo qual conseguiram exibir o respectivo blog.
Em 5ºlugar, surgiram as Ecovibe onde, resumidamente, referiram (e mostraram algumas imagens) os produtos elaborados e o motivo pelo qual ainda não têm o produto final realizado. Este grupo, contrariamente aos outros, não tem tido muita sorte e, por isso, não está muito fácil realizar o que quer que seja.
Para acabar com as apresentações, surgiu o grupo "Vem passar um dia diferente... com os cavalos". Muito brevemente, o grupo referiu todas as complicações que tiveram para a realização do produto final, bem como, tudo o que fizeram para as ultrapassar. No fim da apresentação, este grupo descreveu tudo o que aconteceu no "Dia do Cavalo" e tornaram a apresentação bastante interactiva, uma vez que apresentaram um slide show com as diversas fotografias que foram tirando ao longo do dia 30 de Abril de 2010.

Visto que as apresentações orais tinham acabado, cada grupo avançou para fazer o que necessitavam. Por isso, o nosso grupo foi afixar os cartazes acerca do produto final e foi também conversar com o grupo do clube de saúde acerca da realização do rastreio de diabetes.
E assim acabou a aula do dia 14 de Maio.

Volto na próxima semana,
Cátia

As últimas apresentações orais!

Olá a todos!

Esta foi uma aula de bastantes nervos uma vez que se realizaram as apresentações orais finais na nossa AP.
Não existe muito para dizer, só de referenciar que notou-se a evolução de todos os grupos e que todos eles tiveram apresentações muito boas apenas um ou outro elemento mais nervoso que influenciou um bocado.
O nosso grupo como não tinha o produto final, limitou-se em fazer uma visão global de todos os outros projectos e fazer a previsão do nosso projecto final. É de realçar que a oralidade correu muito bem a todos os elementos do grupo.

Como a prof. Tinha que sair mais cedo da aula para uma reunião, o grupo aproveitou para entregar as autorizações e afixar os cartazes da Acupunctura.

Beijinhos e até à próxima semana!

Aula do dia 14/05/2010- As temíveis apresentações =S

Pois é pois é, mais uma vez chegou ao dia das sempre temidas apresentações orais.

Logo sem demoras deu-se início ás apresentações. Como sempre, o primeiro grupo a apresentar foi o grupo das meninas da "Genética, Saúde e Ambiente". Esta apresentação, como já é habitual, foi muito boa tendo todos os elementos do grupo estado muito bem apesar de se destacarem umas um pouco mais que as outras. Seguidamente, foi a vez de chegar ao "palco" o nosso grupo. Na minha opinião foi a melhor apresentação de todas as que fizemos, estivemos todos muito bem, calmos e até divertidos. De seguida demos lugar ás meninas do "Projecto CASA". Como sempre estiveram estiveram todas elas lindamente e acabaram em grande, com uma breve reflexão deste ano lectivo conseguiram sem dúvida comover-nos um pouco (pelo menos falo por mim). Depois das lágrimas no canto do olho, foi hora de chorar mas desta vez a rir. Só podia estar a falar do grupo seguinte, "Forensics Unit". Bem, foi a apresentação mais divertida de sempre, o grupo estava todo muito descontraído, inclusive o dois Nelson que com o seu humor conseguiu por toda a gente ás gargalhadas. Chegou a vez do grupo "Vem passar um dia diferente...com os cavalos". Nesta apresentação houve elementos que se destacaram mais e um outro que menos bem, mas isso já era esperado. Mas ainda assim foi uma boa apresentação. Para terminar, era a vez do grupo "Ecovibe". Não tenho muito a dizer sobre este grupo em relação á sua apresentação, em geral estiveram todas bem, tendo sido uma boa apresentação.

Em suma, foi a última apresentação oral e na minha opinião foi a melhor de todas. Isto só demonstra que todo o trabalho desenvolvido ao longo deste ano foi bastante útil e produtivo.

"A Acupunctura chama por si" - 19 de Maio de 2010

O dia mais esperado de sempre finalmente chegou... "A Acupunctura chama por si...", neste dia 19 de Maio!
O mais alegre, o mais empolgante, o mais divertido, o mais excitante, o mais bonito, o mais extraordinário, o mais fantástico......... Não tenho mais palavras para dizer o quanto esperamos por este dia e principalmente pelo seu resultado.
A actividade começou a ser pensada desde cedo e às 13:45 h parte do grupo já estava no pavilhão E, enquanto eu e a Marta fomos a um supermercado comprar alguns produtos decorativos e um bolo para o "lanchinho" que preparamos para depois da actividade. Com a ajuda de grande parte dos colegas da nossa turma, 12º B, e da funcionária do pavilhão conseguimos organizar tudo mais rapidamente pois tínhamos duas salas para arrumar e decorar. Sem a ajuda preciosa de todos nada teria sido possível.... (Obrigado a todos xD).
A sala onde iria decorrer a sessão teórico-prática estava muito bonita: as cadeiras alinhadas e a 1ª fila decorada a preceito para os professores, uma passadeira vermelha com velas e flores onde estava a marquesa e ainda uma mesa com vários motivos decorativos (estava tudo muito bonito...) e ainda uma música de fundo muito acolhedora.
O Dr. Leonel Duarte chegou muito cedo, por volta das 14:30 h para preparar o powerpoint que ia apresentar, ao contrário do grupo que se atrasou na hora de início da actividade (estas coisas são sempre assim :)). O grupo começou a actividade dando uma pequena contextualização do projecto e agradecendo a participação de todos que estavam presentes. Contudo, o que nos "dificultou a vida" foi o videoprojector, que devido às temperaturas elevadas que se faziam sentir naquele dia e ao ambiente da sala, sobreaqueceu e estava constantemente a desligar-se. No entanto, o à vontade com que o Dr. Leonel apresentava fazia com que os alunos não se dispersassem muito e ficassem atentos ao que estava a transmitir.
Depois da parte teórica, um pouco mais cansativa, veio a parte prática que suscitou muitos voluntários, nomeadamente a Prof. Maria Clara do Vale que se disponibilizou logo a ser a "cobaia" e que é uma presença assídua em todas as nossas actividades. Para muitos voluntários, esta foi apenas maneira de constatarem que a acupunctura não dói, pelo contrário, é muito relaxante...
O tempo passou muito rápido na parte prática e os alunos tinham de saír porque tinham aulas nos próximos tempos lectivos e por isso não desfrutaram do coffee-break, mas foi-lhes entregue um voucher a cada aluno com a 1ª consulta grátis na Clínica de Acupunctura Dr. Leonel Duarte, oferecido pelo próprio Dr. Leonel e ainda um recordação, as protagonistas (agulhas).
No final o grupo ofereceu uma ramo de flores ao Dr. Leonel e à Prof. Ana Maria porque sem o apoio do primeiro o produto final estaria comprometido e sem o apoio da Prof. ao longo deste interminável ano lectivo que foi bastante trabalhoso. Houve ainda tempo para o merecido coffee-break da qual restaram alguns bolos que irão ser vendidos na sala dos professores.
O balanço foi bastante positivo pois recebemos vários elogios de diversos professores de muitas áreas distintas, e fomos por isso convidados a escrever artigos para jornais divulgando a actividade do grupo "Viva, há alternativa!".
Todos se foram embora enquanto o grupo ficou a arrumar as duas salas utilizadas com a ajuda de alunos do 12ºB e do 12ºE, que foram incansáveis em nos ajudarem.
Depois de muito trabalho e cansaço à mistura dirigimo-nos cada um para sua casa com o pensamento de que tudo correu pelo melhor e que apesar do cansaço e de pequenos imprevistos, o resultado foi muito gratificante...
Agora falta apenas entregar o relatório final e terminar o CD com fotos e vídeos de todas as actividades realizadas ao longo deste ano lectivo 2009/2010.
Para a semana falamos... contando-vos as últimas do nosso grupo tão divertido!!!
Lúcia Neves

19 de Maio de 2010


Cansativo. Bom. Cansativo. Acolhedor. Cansativo. Interessante. Cansativo. Divertido.
Ah, e cansativo.

CANSAÇO é a palavra que melhor descreve este dia. Não exclusivamente devido a esta actividade, mas também ao pouco sono da noite anterior (estudar), e ao teste intermédio de Matemática da manhã. De facto, estou a escrever este post e estou com uma dor de cabeça (in)suportável, com as costas num oito, e com cada vez menos tempo para fazer as coisas a tempo.


Falando concretamente da actividade... Às 15.30h estava a começar a nossa actividade "A Acupunctura chama por si!", que contou com a presença do Dr. Leonel Duarte. No entanto, para os cinco elementos do grupo, começou bem mais cedo! Eram 13.45h e o grupo já estava no pavilhão, para trás e para a frente, a organizar as duas salas que albergariam a sessão teórico-prática, e o coffee-break. Depois de muito esforço, e com a ajuda RECONHECIDA (obrigado!) de colegas do 12.º B, as salas compuseram-se.
Depois poderão ver fotos, mas a sala (principal) estava bonita! Uma passadeira vermelha, com pétalas e velas, sobre a qual estava uma marquesa. Cadeiras dispostas em fila, sendo a da frente personalizada e exclusiva a professores. Janelas decoradas com pétalas. Uma mesa exclusivamente decorativa, com motivos variados. Música de fundo. E boa disposição!
O Dr. Leonel chegou cedo, eram 14.40h. Foi preparando tudo (apresentação no computador), enquanto o grupo dava os últimos retoques na decoração, que foi, sem dúvida, o mais exaustivo.
Seria suposto a actividade ter início às 15h, mas já se sabe como são estas coisas, e nunca se consegue ter tudo pronto a horas. Pedimos desculpa pelo atraso, mas demos ordem de entrada às turmas previstas, e a professores que, de livre e espontânea vontade, demonstraram interesse em participar na actividade! O grupo começou por se apresentar, contextualizando o seu projecto, e passou, posteriormente, a palavra ao Dr. Leonel, que dirigiu a palestra. Com um powerpoint muito bem estruturado, deu a entender o principal da Acupunctura - o que é, em que se baseia, o que pode tratar - e respondeu ainda a muitas dúvidas que lhe foram colocadas. No entanto, houve um grande imprevisto: o videoprojector! Estava demasiado calor e o grupo viu-se forçado a abrir a porta para que houvesse "corrente de ar". Mesmo assim, não foi suficente para não impedir o sobreaquecimento do aparelho, o que se traduziu num desligar automático a cada 3 minutos :( Para o grupo foi muito desconfortável haver estas "quebras" na apresentação, mas foi algo que não conseguiu impedir, tendo-se sujeitado às demoras e deficiente funcionalidade daquele projector. Tinha logo de ser um dos piores da escola (e com o filtro sujo, o que acelerava o sobreaquecimento!). Enfim.
Passada a teoria, veio a prática! Todos se mostraram bastante entusiasmados, e de imediato a Prof. Maria Clara do Vale se ofereceu para se deitar na marquesa e fazer um pequeno tratamento para a sua congestão das vias aéreas. Para além disso, vários alunos puderam, nas suas cadeiras, experimentar a sensação de ter uma agulha espetada na mão, no braço, na cara, ou até na cabeça! Foi, sem dúvida, muito interessante e divertido, uma vez que muitos alunos acharam curiosa a sensação, constatando realmente que NÃO DÓI!
O tempo passava, e alguns alunos tinham de sair. O Dr. Leonel fez questão de oferecer um voucher a cada aluno, com uma sessão de relaxamento de Acupunctura grátis (sim, mesmo grátis!!!), assim como uma agulha para recordação. Entretanto, continuava na sala a sessão prática com algumas pessoas, pelo que os alunos que sairam não podiam desfrutar de imediato do coffee-break. O grupo ofereceu uma lembrança (ramo de flores) ao Dr. Leonel Duarte e à Prof. Ana Maria Meireles, como forma de agradecimento, pelo patrocínio na actividade, e pelo apoio dado ao longo de todo o ano lectivo, respectivamente.
No final, o merecido coffee-break, de onde sobraram bastantes coisas, nomeadamente bolos! O seu destino deverá ser uma venda na sala dos professores :) Os vários elementos de "Viva, há alternativa!" receberam elogios de vários professores, e foram ainda solicitados para escrever notícias e divulgar fotografias, relembrando então a actividade "A Acupunctura chama por si!".
Aproximava-se o final. Já só pensávamos em ter de arrumar aquilo tudo. Mas 10 mãos valem mais do que 2. E não foram só 10... Mais uma vez, contámos com o apoio de alguns alunos do 12.º B, bem como do 12.º E, que nos ajudaram no transporte de mesas e cadeiras. Mais uma vez: OBRIGADO!
Em 45 minutos, o grupo conseguiu colocar tudo organizado e (quase) limpo, o que nos deixou realizados, sabendo, porém, que alguém teria ainda de limpar uma 2.ª vez...

"Vitória vitória, acabou-se a história!". Foi assim um dia muito importante para o grupo, que marcou a apresentação do produto final, cujo objectivo se equipara ao do trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano: divulgar as medicinas alternativas, indicar os seus benefícios e contra-indicações, incitando à sua prática.

Falta agora fazer o relatório final, e dar mais um passo para o fim. O fim de um ano de trabalho árduo, que será, com certeza, recompensado!
Até à próxima aula! O descanso não vai ser muito, mas que seja revitalizante...


Tiago Bandeira

Aula do dia 14/04


Apresentações finais: foi o tema de ordem desta aula. Foi a vez de todos os grupos demonstrarem o seu projecto de um modo global, reflectindo acerca de todo o trabalho de um ano, e dos respectivos produtos finais (alguns já concretizados, outros não).

A ordem das apresentações manteve-se: "Genética, Saúde e Ambiente", "Viva, há alternativa!",
"Forensics UNIT: Ciências forenses e criminais", "Projecto CASA", "Ecovibe", "Venha passar um dia diferente... com os cavalos!".
Todas as apresentações correram bem, constatando-se uma evolução significativa desde o início do ano lectivo. Todos os grupos melhoraram quanto à gestão do tempo, à criatividade, e, no fundo, quanto ao "à-vontade" em público. Tudo isso se torna importante quando se prevê, num futuro próximo, apresentações de grande importância, para públicos numerosos e importantes!
Há sempre excepções, e alguns elementos denotaram mais nervosismo, o que não os impediu de fazer uma boa apresentação. Contudo, foi, a nível geral, muito bom! O nosso grupo também esteve muito bem, a meu ver, e focou, para além do trabalho realizado na globalidade, o produto final (Sessão teórico-prática de Acupunctura a realizar no dia 19 de Maio de 2010). Esta actividade foi analisada numa perspectiva de previsão, reconhecendo-se o seu processo de preparação e, mais propriamente, concretização.

Terminadas as apresentações, sobrava tempo ainda para os grupos trabalharem. A prof. Ana Maria Meireles teve uma reunião com os professores de AP às 13h, pelo que os alunos ficaram a trabalhar autonomamente, na sala de aula ou fora dela. O grupo "Viva, há alternativa!" saiu para afixar os cartazes da próxima actividade, de modo a informar a comunidade escolar do que se passará.


Está a chegar o dia, o GRANDE dia!
Em breve trarei notícias (boas, esperemos :D)...


Tiago Bandeira

As derradeiras Apresentações Finais.

Olá mais vez a todos aqueles que acompanham o nosso blog...
A aula do dia 14 de Maio foi ainda mais diferente do que a anterior isto porque esta foi a aula das apresentações finais de AP "Vida, Saúde e Ambiente".
Desta vez, não me vou alongar muito nos comentários sobre a oralidade dos grupos pois penso que não há nada a apontar a nenhum grupo pois todos se têm esforçado para superar as dificuldades que vão encontrando. Portanto, na generaliadade todos tiveram uma boa oralidade excepto um ou outro que estava mais nervoso e impaciente.
O nosso grupo, "Viva,há alternativa!" ainda não tinha o produto final concretizado e por isso tivemos de fazer uma previsão mais alongada da actividade. A oralidade foi bastante positiva para todos os elementos do grupo.
Dado que a Prof. Ana Maria tinha de saír da sala por volta das 13:00 h devido a uma reunião geral de AP o nosso grupo aproveitou o tempo restante para afixar os cartazes da actividade "A Acupunctura chama por si!" e para entregar as autorizações às turmas que irão participar na mesma, no dia 19 de Maio.
Por mim é tudo...
Até para a semana...
Lúcia Neves

Aula dia 7/05

Olá a todos!

Esta aula foi muito diferente mas antes de falar na aula tenho que referir um dia muito importante da semana. Na segunda-feira o Dr. Leonel Duarte contactou-nos, e deslocámo-nos à sua clínica à tarde. E finalmente conseguimos ajuda! O Dr. Leonel disse-nos que nos iria ajudar no que precisássemos. Ficamos radiantes! Em relação ao IMT mandamos um email a cancelar o pedido de ajuda.

A aula do dia 7 foi bastante diferente, começando por nós (elementos do grupo) que não estávamos muito acordados pois a nossa noite não tinha sido muito pacífica em termos de sono mas sim de diversão com os colegas. Mas tirando este contratempo, estivemos direito de assistir uma palestra muito boa do grupo CASA em que todos os que estavam lá ficavam maravilhados a ver a cadela de assistência!

Durante o segundo bloco estivemos a tratar de assuntos relacionados com a acupunctura como o dia (19 de Maio), hora (15h) e local (laboratório de biologia). Estivemos também a falar com alguns professores para levarem as suas turmas para a actividade e acertamos alguns pormenores no cartaz, convites e diplomas.

Assim, acabou a nossa aula e tudo começa a ficar pronto para o nosso produto final que muitas dores de cabeça nos deu.

Até a próxima sexta!

Poderemos domar este projecto?

Quem poderá domar os produtos do grupo
quem poderá domar este projecto
do pensamento
ao seu concreto?

Após uma noite muito longa para todos os membros do "Viva, há alternativa!", a vontade de trabalhar não era muita, no entanto sabíamos que tínhamos de nos empenhar pois necessitávamos de avançar na realização do produto final. Todavia, dirigimo-nos todos para o auditório pois iria ocorrer o produto final do grupo "Projecto CASA". A CASA foi inaugurada...
Depois de uma palestra muito dinâmica que contou com a presença de um animal (cão), movimentamo-nos todos para a sala D10 onde estava a ter lugar o coffe break e, tal como não era de admirar, eu comi muitoooo!!
Seguidamente, dirigimo-nos para a nossa sala de área do projecto onde muito trabalho nos esperava pela frente. Inicialmente, começamos por ter uma conversa com a professora acerca da realização do nosso produto final, das sobras de todo o dinheiro que angariamos que, digamos de passagem, não é muito, e sobre o público para a actividade. Com a finalidade de resolver o problema do público, fomos todos juntos à sala da professora Mónica Meireles perguntar-lhe se estaria interessada em participar, juntamente com os seus alunos, na nossa actividade; à primeira vista, a professora parecia querer aderir à nossa proposta, porém, tinha de falar com os seus alunos e saber se estes também o queriam.
De seguida, dirigimo-nos até ao pbx onde consultamos os horários de turmas de 11º para comprovar se existiam algumas com aulas durante a nossa actividade. Ficamos bastante contentes quando podemos comprovar que o 11ºA e 11ºC tinham aulas à quarta-feira de tarde e os seus professores eram nossos conhecidos.
Entretanto, encontramos um dos professores (Fátima Oliveira - 11ºC) e perguntamos se estava disposta a participar na nossa actividade. A professora respondeu afirmativamente e dissem«-nos que deveríamos criar umas autorizações para entregar aos alunos devido aos possiveis problemas que os respectivos pais poderíam causar.
Depois desta conversa, era a vez do professor Eduardo. Conversamos com ele pelo mesmo motivo que tínhamos falado com a professora Fátima, e este também concordou com a nossa proposta, apenas afirmou que tinha de verificar se não estava marcado um teste para essa turma nessa aula; também com o professor Eduardo falamos acerca do rastreio de diabetes e, tal como aconteceu antes, concordou com a ideia e até nos disse "Tudo que seja para pôr estes meninos a trabalhar, eu concordo!" .
Já mais contentes, regressamos ao pavilhão B. Porém, tocou pouco depois de nós chegarmos e nada conseguimos fazer nesse curto espaço de tempo!

Na próxima semana teremos as apresentações orais. Vamos vr se tudo corre bem...
Até à próxima semana,

Cátia

O fim das indecisões...a certeza!!!

Olá mais uma vez...

Antes que me esqueça é necessário referir que no dia 3 de Maio tivemos uma reunião com o Dr. Leonel Duarte da Clínica de Acupunctura pois contactou-nos para conversarmos sobre alguns pormenores da actividade. Ficamos tão contentes que andamos a falar nisso o tempo inteiro... Durante a reunião mostrou-se completamente disponível para nos ajudar pois conhece o tipo de trabalho do ensino secundário.
Depois de termos uma instituição para colaborar connosco tivemos de enviar um e-mail ao IMT para cancelarmos o nosso pedido de patrocínio. Sabemos que não foi uma atitude muito correcta mas não tínhamos outra hipótese...
A aula do dia 7, bem nem sei o que dizer sobre essa aula isto porque o nosso grupo não conseguiu resistir à extraordinária Queima das Fitas do Porto e isso reflectiu-se na sonolência do dia seguinte. Esta foi a aula em que o Projecto CASA realizou o seu produto final (palestra). Esta tão cansada que não resisti e "passei pelas brasas" durante alguns minutos até que fui surpreendida pelo olhar da Prof. Ana Maria. Fiquei tão envergonhada que depois mantive os olhos abertos até ao final da palestra e por acaso, gostei muito da palestra e principalmente da protagonista, uma cadela da raça Lavrador (tão fofinha :) ).
Durante o segundo bloco da aula o grupo dedicou-se ao produto final. Como tal, elaborámos os cartazes da actividade, convites e diplomas, e acertamos a data e hora da actividade ( dia 19 de Maio pelas 15:00 h). Dedicámo-nos também a convidar pessoalmente alguns professores a assistirem à palestra com os seus alunos. No entano, fomos recomendados a fazer autorizações para os alunos na qual os seus encarregados de educação tinham conhecimento do local onde se encontravam àquela hora. Feitas as autorizações,... o toque de saída já estava próximo.
O grupo encontra-se agora mais confiante e optimista relativamente ao produto final que tanto esperámos ao longo do ano lectivo.
Até lá...
Lúcia Neves

Aula do dia 07/05/2010- Finalmente! =D

Olá mais uma vez, hoje trago óptimas noticias. . . =D

Antes de mais nada, vou então falar desta óptima notícia. Após os vários telefonemas (sem resposta) que fizemos para o Dr.Leonel Duarte da Clínica de Acupunctura, este contactou-nos e marcou uma reunião connosco. Foi então que no dia 3 (segunda-feira á tarde) nos deslocamos até á sua clínica onde tivemos a reunião. O Dr. Leonel mostrou-se bastante interessado no nosso projecto, nomeadamente na nossa actividade, e concordou desde logo em colaborar connosco. Assim sendo, estabelecemos logo alguns pormenores, como a data, o material necessário, a hora, entre outros aspectos. Esta colaboração foi muito boa para o grupo, não só porque nos permitiu dar um grande avanço na realização do nosso projecto mas também porque permitiu elevar de certa forma as expectativas do grupo assim como a nossa auto-estima.

Bom falando agora da aula propriamente dita, posso dizer que esta foi uma aula um pouco conturbada. Isto porque inconscientemente (ou não) alguns elementos do grupo, e eu fui uma delas, decidiram passar a noite de quinta-feira em festa em plena diversão sem pensar nas horas de sono que estávamos a desperdiçar, ou seja chegamos á aula completamente despedaçados, cheios de sono e muito cansados. =/
Para o primeiro bloco desta aula estava prevista a palestra das meninas do Projecto CASA. Apesar de ter sido bastante difícil manter-me desperta, tentei sempre estar atenta e não adormecer, pois seria uma falta de respeito tanto para o grupo como para os oradores da palestra. Confesso que foi uma palestra mesmo muito interessante, bem organizada e aquele cão, meu deus, que encanto. Foi pena não estar muita gente presente pois realmente era uma palestra bastante chamativa e de certeza do agrado de todos, pois afinal de contas, quem não gosta de cães?? =) Ainda assim estão de parabéns as quatro meninas deste projecto pois foi uma palestra muito bem sucedida.

Quanto ao segundo bloco da aula, um pouco mais despertos depois de um bom "pequeno-almoço" oferecido pelas meninas do Projecto CASA, o grupo retomou o seu trabalho para tratar de assuntos relativos á actividade da acupunctura. Enviamos um e-mail para o IMT a cancelar o pedido de colaboração uma vez que esta instituição nunca mais nos disse nada e visto que temos agora colaborador, o Dr. Leonel.
Tendo em conta os horários disponíveis do Dr. Leonel, a data escolhida para a actividade foi dia 19/05, ás 15h. Visto que o auditório estava reservado para quase todos os dias, o grupo não teve outra opção senão arranjar outro sitio para realizar a actividade. Foi então que decidimos que a sessão teórico-prática se irá realizar no laboratório de Biologia (pavilhão B).
De seguida elaboramos os convites e os diplomas assim como demos uns últimos retoques ao cartaz da actividade e conversamos com alguns professores (professora Fátima Oliveira e o professor Eduardo) sobre a possibilidade de participarem com os seus alunos na nossa actividade. Entretanto a professora Fátima recomendou-nos que fizéssemos umas autorizações para que os encarregados de educação tomassem conhecimento desta actividade e permitissem que os seus educandos participassem na mesma, visto que na parte pratica vão ser inseridas agulhas no corpo, e convém que os pais estejam esclarecidos que não há perigo e não nos provoque nenhum problema posterior.

Parece que finalmente esta actividade está a ganhar pés e cabeça e tudo indica que está a ir no bom caminho. =D

Aula do dia 07/05


Antes de falar da aula propriamente dita, há que dizer algo muito importante! O Dr. Leonel Duarte contactou-nos, e deslocámo-nos à sua clínica no dia 3 de Maio, à tarde. Ficámos muito contentes, uma vez que ele tinha reconhecido o nosso trabalho, e mostrou-se apto a colaborar connosco =D
Isto deixou-nos muito contentes, dado que temos andado stressados por não arranjar uma instituição colaboradora, e sabemos agora que esse não será o problema. Quanto ao IMT (Instituto de Medicinas Tradicionais), já enviámos um email a cancelar o pedido de colaboração, uma vez que ainda não recebemos qualquer tipo de contacto, e temos, neste momento, quem nos ajude (e pertinho!).

A aula do dia 7 não foi muito pacífica. Ou até foi. Custa-me dizer isto, mas tenho de admitir que eu não estava em muito boas condições :( Culpa minha, eu sei: optei por desfrutar de momentos de diversão com colegas, durante a noite, e as horas de sono foram quase nulas. Isso traduziu-se num cansaço enorme, nomeadamente aquando da palestra das meninas do Projecto CASA (1.º bloco). Contudo, tentei manter-me desperto, e confesso ter gostado de assistir à maravilha que são aqueles cães de assistência! São tão obedientes que apetece pegar e levar para casa xD
Os cães são, sem dúvida alguma, um grande amigo do Homem! Naqueles casos, demonstram realmente uma capacidade enorme de entrega e dedicação, muito reconhecidas pelos seus donos.
No segundo bloco de aula, já depois de outro café, fiquei mais "acordado". Foi tempo de acertar alguns pormenores relativos à actividade de Acupunctura, já delineada, uma vez garantido o apoio da Clínica de Acupuncutura Dr. Leonel Duarte, sediada no Castêlo da Maia. A data escolhida foi, também tendo em conta os horários disponíveis do Dr. Leonel, o dia 19 de Maio, às 15h. Estando o auditório ocupado com o Projecto COMENIUS, a sessão teórico-prática decorrerá no Laboratório de Biologia (pavilhão B). Acertámos uns pormenores no cartaz, fizemos convites e diplomas, e conversámos com "professores-alvo" que poderiam levar as suas turmas à nossa actividade (Prof. Fátima Oliveira e Prof. Eduardo). Foi-nos recomendado que fizéssemos umas autorizações que permitissem aos encarregados de educação assumir a responsabilidade no caso de os educandos pretenderem ser voluntários na sessão prática, dado que é uma tarefa que envolve a inserção de agulhas no corpo (e, não sendo perigoso, convém que saibam, para depois não termos problemas!). Autorizações feitas!

Tudo começa a compor-se, mas também se aproxima a apresentação oral de AP, o teste intermédio de Matemática, e o relatório final de AP! O tempo aperta, mas é a recta final, e temos de dar o tudo por tudo para que o produto final corra "às mil maravilhas" ;)
Sendo assim, até 6ª, esperemos que com boas notícias!


Tiago Bandeira

Fim do tempo, da alegria, da ALTERNATIVA

O tempo acaba o mês, a semana, a hora e a aula,
A força, a decisão, a luta, a alegria;
O tempo acaba a felicidade e a ALTERNATIVA,
O tempo o mesmo tempo de si chora,
Por novas alternativas não puderem surgir!

Desta vez, vou realizar algo mais banal. Tudo o que irei escrever daqui para a frente será normal, ou seja, vou fazer um relato resumido do que acontecer na passada sexta.
Tudo começou com a realização de vários telefonemas: IMT, Dr.Leonel Duarte... O IMT atendeu logo na primeira chamada; disseram-nos que deviamos voltar a contacta-los na segunda seguinte, uma vez que aguardavam pela resposta de uma "sede", localizada em Lisboa. Relativamente ao Dr.Leonel, este nunca nos atender. Ligámos, ligámos e voltamós a ligar, mas nada... Ou seja, estavamos de mãos atadas.
Não sei o porquê de tudo nos correr mal este período, na realidade, nós estamos a fazer o mesmo que aconteceu no 1º e 2º períodos e, só desta vez, é que tudo decidiu ficar às avessas. Não sei qual é o motivo, mas o que é, esta a fazer com que nós fiquemos bastante desanimados. Sua Santidade não deve querer que nós tinhamos um óptimo produto final, de certeza.
Entretanto, fomos conversar com uns colegas nossos responsáveis pelo clube de saúde e, com a colaboração deles, encontramos uma ideia que saciava os nossos desejos e também os deles. Iremos fazer um rastreio (tal como já aconteceu antes) de diabetes numa manhã, na nossa escola. Esperamos poder contribuir para um melhoramento das condições de vida com este rastreio porque muitos são aqueles que têm problemas de saúde e não têm forma de aceder a informação acerca do seu problema. Assim, para todos os que quiserem realizar o teste da diabetes, é só esperarem pela afixação de cartazes e, provavelmente, leitura de avisos pelas salas de aula.
Após combinada essa informação, fomos ligar a uma prima de uma colega nossa que nos respondeu rapidamente. Ela disse que nos poderia ajudar, mas que achava melhor vermos primeiro em que consistia, na realidade, o seu trabalho. Contudo, quando a senhora nos disse que não era especialista em acupunctura, mas sim em auriculoterapia, ficamos um pouco desanimados, tal como nos encontravamos antes. Decidimos não nos encontrarmos com ela e procurar alternativas mais viáveis.
De seguida, e por último, dirigimo-nos para a sala de aula onde, juntamente com muita brincadeira, realizamos os cartazes, diplomas e convites para o nosso grande produto final.
Para finalizar, temos um nome para a actividade em mente: " A acupunctura chama por si!" ...
Retirem as vossas conclusões, porque nós retiraremos as nossas (;

Sem mais assunto,
Volto a dar notícias na próxima semana.
Até lá,

Cátia

Precisa-se de Ajuda URGENTEMENTE!!!!!

Olá a todos!

Esta foi uma das aulas mais complicadas do grupo, senão a mais difícil, pois só nos apetecia chorar face ao que nos estava a acontecer.
O grupo iniciou a aula com a habitual ordem de trabalhos em que tínhamos que fazer telefonemas, cartazes, convites, …, e eis que a meio, o grupo, olha em sua volta e vê a ALEGRIA na cara de todos os elementos dos outros grupos pois ou já tinham terminado os seus projectos finais ou estavam a terminar. Foi, realmente, um momento muito constrangedor em que todos nós só tínhamos vontade de desaparecer daquele ambiente.

No meio desta tristeza toda, o grupo lá começou a meter mãos à obra e decidiu telefonar ao IMT. Dirigimo-nos ao pbx e fizemos o telefonema. A senhora que atendeu era a mesma da semana passada o que tornou a conversa mais fácil, e disse-nos que o e-mail já estava em Lisboa e estavam à espera de uma resposta de Lisboa, o que pode demorar muito tempo a chegar cá a resposta. Depois desta notícia o grupo ficou ainda pior. Tentámos então ligar para a Clínica de Acupunctura do Castêlo da Maia, aquela que fica perto da escola e que nos deslocamos lá a semana passada mas outras vez sem sucesso. O Dr. Leonel não atendeu ficando o grupo cada vez pior.

Dirigimo-nos então para a sala, e começamos a fazer o cartaz. Quanto alguns elementos faziam o cartaz, outros começaram a pensar em nomes para a nossa actividade. Mas tudo isto sem sucesso. Demoramos muito tempo com o cartaz pois nunca gostávamos de nada, e com os nomes para a actividade era igual, além de não sair nada que gostássemos também não era nada com criatividade. O grupo anda mesmo numa maré de azar!
Foi, então, que o grupo começou a pensar no plano B (já não sei se é B, C, D ou Z). Existe uma senhora que é prima de uma amiga de dois elementos do grupo, que poderia-nos ajudar mas não se sentia muito confortável para falar em público. Mas mesmo assim decidimos tentar. O grupo, dirigiu-se novamente ao pbx e telefonou-lhe. Ela disponibilizou-se para nos ajudar e para marcar uma reunião para conversarmos melhor sobre os nossos objectivos e no que ela nos poderia ajudar. Mas existe sempre um mas. Esta senhora não pratica Acupunctura, mas sim Auriculoterapia, que tem princípios idênticos, mas com principal importância nas orelhas. Esta ideia não agradou muito que preferiu voltar contactar o Dr. Leonel ou esperar pela resposta do IMT.

Numa das nossas idas ao pbx, o grupo contactou com o grupo de AP responsável pelo Clube de Saúde, e desafiou-os para uma colaboração para a realização de uma actividade: Rastreio à Diabetes. Os dois grupos gostaram da ideia e vamos tentar arranjar colaboração e realizar mais uma actividade, o que ainda não é nada certo mas que vamos falar com os professores responsáveis para esta actividade ser viável.

Assim, terminou a aula e o grupo estava triste e bastante desanimado com os desenvolvimentos desta actividade mas não deixa de soltar um sorrir pois a nossa força está aí.

Para a semana aqui estamos nós com mais noticias que esperamos que sejam boas!

Sem saber o que fazer... xD

Olá a todos mais uma vez...
A aula de AP começou como sempre com a ordem de trabalhos e percebemos que tínhamos muita coisa para fazer, mas sem uma instituição que nos apoiasse no produto final nada feito.
Começamos logo por ligar ao IMT porque há já algum tempo que tínhamos contactado a instituição e ainda não nos tinham respondido via e-mail. O Tiago voltou a ligar para a instituição e quem atendeu foi a mesma pessoa da última vez o que facilitou o entendimento entre ambas as partes. Perguntamos então se já tinham alguma resposta para nos dar mas... mais uma vez nada feito porque o e-mail tinha sido enviado para Lisboa e ainda estavam à espera da resposta desse departamento.
Como não havia nenhuma instituição que nos apoiasse haveria de existir uma maneira de fazermos este produto final só tínhamos de procurar uma ajuda. Tivemos então de pensar noutras alternativas. Tal como já tínhamos visto na aula passada havia uma Clínica de Acupunctura no Castêlo da Maia, perto da escola. Na semana passada, deslocámo-nos à clínica mas esta estava fechada. Esta semana voltámos a contactar a clínica mas mais uma vez ninguém respondeu. As nossas opções estavam a esgotar-se e nós a ficarmos sem paciência, isto porque todos os grupos da nossa AP já têm os seus produtos finais acabados, ou então estão em fase de acabamento, e nós somos os únicos que nos estamos a atrasar.
Tirando todo este stress pelo que o grupo estava a passar, tínhamos de nos focar mais uma vez no nosso produto final e em mais alternativas ao IMT e à Clínica de Acupunctura do Castêlo pelo que algumas minutos na sala foram o suficiente para arranjarmos novos "planos B". Uma prima de uma amiga da Marta e da Cátia faz acupunctura e pensamos em contactá-la. Dirigimo-nos ao PBX para ligarmos à senhora e logo nos atendeu o telefonema. Ficamos a perceber que ela fazia auricoloterapia, uma área da Acupunctura; no entanto, mostrou-se disponível para marcarmos uma reunião com o nosso grupo para ficarmos com uma ideia mais precisa do seu trabalho. No entanto, esta senhora não se sentia muito à vontade para falar em público e por isso a palestra tinha de ser posta de lado.
Quando íamos a sair do PBX fomos falar com o grupo "Clube de Saúde" da AP "Actividade Física, Saúde e Lazer" dirigida pelo Prof. Eduardo de Educação Física. Isto porque nos lembramos de fazer um rastreio da Diabetes tal como já tinha sido feito em anos anteriores, e estava relacionado com o tema dos dois grupos. No entanto, como não tínhamos pensado em nada de concreto esta ideia ficou "no ar" para ser programada num outro momento.
De seguida, dirigimo-nos à sala de aula e sem saber bem o que fazer fomos pensando nos cartazes da actividade "Semana da Acupunctura", e nos respectivos convites a fazer aos grupos de AP e à direcção daescola e Associação de Pais.
A aula chegava ao fim mas no meio de tantos problemas o grupo continuava a sorrir como sempre, pois o nosso lema é saber ultrapassar as dificuldades que nos surgem apesar do seu elevado grau de dificuldade.
A união faz a força e nós vamos conseguir!!!
Espero para a semana ter mais novidades sobre o nosso produto final...
Até próxima...
Lúcia Neves

Aula do dia 30/04


Como diz o provérbio, "em Abril, águas mil!". Para o nosso grupo, e mesmo no fim do mês, há sérias razões para a existência da água (lágrimas!).
O início desta aula foi um pouco perturbador. Começámos com a habitual ordem de trabalhos, mas íamos reparando nos outros grupos, e ficávamos realmente tristes: uns a preparar o produto final, outros com ele terminado e a fazer um balanço, e outros com tudo encaminhado. E nós? Com tudo planeado, mas sem o principal pilar do produto: a instituição!!
A motivação do grupo estava muito lá por baixo, e foi então que decidimos telefonar (mais uma vez...) ao IMT, instituição sobre a qual esperamos uma resposta desde há algumas semanas. Dirigimo-nos ao PBX, e fizemos a chamada. Fui eu que falei, e por coincidência falei com a mesma pessoa que atendeu na semana passada, daí haver uma maior facilidade na comunicação, dado que o outro lado já sabia do que se tratava. Novamente, a resposta foi "neutra": teríamos de esperar que órgãos superiores aprovassem, e só depois poderíamos saber de algo. Ficámos destroçados. O tempo a apertar, e nós sem resposta...
Tentámos contactar a Clínica de Acupunctura do Castêlo da Maia, à qual nos deslocámos na semana passada, sem sucesso, pois estava fechada. Várias foram as chamadas que fizemos ao Dr. Leonel Duarte, mas não atendeu... Mais um assunto pendente para o grupo.

Era tempo agora de irmos até à sala, e pensar noutros assuntos (relacionados, obviamente, com a "Semana da Acupunctura"). Foi então que começámos a fazer o cartaz, convites e diplomas, adiantando já trabalho, mesmo sem saber qual a instituição que nos irá apoiar. Para o cartaz, é essencial o nome da actividade, que, embora não ficasse definitivamente escolhido, está muito próximo da aceitação global: "A Acupunctura chama por si!".

Surgiram, depois, outras ideias, "planos B". Havia uma senhora, prima de uma amiga da Cátia e da Marta, que, à partida, nos poderia ajudar no projecto, embora soubéssemos que não se encontrava muito à vontade para dirigir uma palestra. Contudo, o grupo contactou-a, e ela disponibilizou-se para realizar uma reunião e conversar sobre a actividade. No entanto, ficámos a saber que a senhora pratica, não Acupunctura, mas Auriculoterapia, que se rege por alguns princípios idênticos, mas com especial enfoque para as orelhas. Um pouco reticente com a ideia, o grupo preferiu voltar a contactar o Dr. Leonel Duarte, não obtendo resposta. Porém, fomos fortes e preferimos não marcar a reunião com a senhora, esperançando obter uma resposta entretanto, quer por parte do IMT, que por parte da Clínica do Castêlo.
Algo que nos trouxe alguma felicidade (e eventualmente mais trabalho! :p) foi o contacto com o grupo de AP responsável pelo Clube de Saúde, e a possível colaboração entre os dois para a realização de uma actividade: Rastreio à Diabetes. Ainda sem certezas, os grupos gostaram da ideia, e uma vez que algo do género já foi realizado na escola noutros anos, será, à partida, viável, sendo apenas necessário estabelecer alguns contactos com instituições de saúde que nos garantam o apoio no projecto. Quanto a datas e publicidade, nada foi feito, já que a ideia surgiu muito espontaneamente, e é preciso ainda falar com professores e outras entidades antes de avançar em pleno com a actividade.

Parece que, no meio de tanta coisa, a aula chegava ao fim. E o grupo "Viva, há alternativa!" continuava triste, pois não tinha conseguido avançar no principal para o produto final. Todavia, foi ainda possível SORRIR, porque somos fortes e continuamos com a esperança de, muito em breve, receber boas notícias relativamente ao projecto!


Havemos de conseguir.


Tiago Bandeira


Aula do dia 30/04/10- Mas será que alguém nos pode ajudar?

Olá a todos. . .

A última aula, foi uma aula bastante difícil e para mim foi das piores aulas até agora.

O grupo já estava desanimado e bastantes desmotivado, pois não tínhamos ainda nenhuma escola ou instituição que colabora-se connosco o que nos estava a provocar muitos problemas relativamente ao avanço do projecto.

Assim que entramos na sala de aula, olhamos á nossa volta e víamos em todos os grupos FELICIDADE. Uns porque já tinham terminado o seu projecto com êxito e outros sorriam pois os seus projectos estavam finalmente a concretizar-se e a chegar ao fim. E nós? Nós nada, não tínhamos absolutamente nada o que nos estava a fazer parecer como que uns velhinhos deprimidos, sem saber o que fazer, para onde nos virar e a tentar arranjar soluções.

O IMT ainda não nos tinha dado nenhuma resposta, como tal era necessário voltar a ligar para lá para saber como estavam as coisas. O grupo deslocou-se todo até ao PBX para ligarmos. Desta vez obtivemos uma resposta, por parte do IMT, mais positiva que a última. Disseram-nos que o nosso e-mail já tinha sido reencaminhado para Lisboa e que lá estavam a tratar do nosso caso, mas que o melhor seria voltar a ligar na segunda-feira para sabermos novidades quanto á nossa situação.
Bom, parados não podíamos ficar. Se o IMT não nos dava nenhuma resposta concreta e definitiva, há que tentar outras instituições. E foi o que fizemos, decidimos ligar para a clínica de acupunctura do Castêlo da Maia aquela que visitamos na última aula mas que estava fechada). Ligamos uma vez e nada. Voltamos a ligar e mais uma vez ninguém atendia. Desistimos, definitivamente o grupo estava num dia de muito azar.

Regressamos á sala, onde tentamos esquecer um pouco o facto de não termos colaboração por parte de ninguém e ironizando a nossa situação demos algumas risadas para animar. Começamos a elaborar o cartaz para a actividade, mas sem nome não é possível ter cartaz. Então enquanto uns tratavam da estética do cartaz outros repensavam em nomes para atribuir á actividade. Surgiram novos nomes, mas nenhum nos marcou o suficiente para ser aceite, assim o nome ficou em standby. Acabamos o cartaz (falta apenas pôr o nome da actividade) e começamos a fazer os diplomas e os convites.

Terminadas estas tarefas, decidimos recorrer ao nosso plano B. Este plano consistia em pedir colaboração a uma senhora (que era prima de uma amiga minha e da cátia) que por sinal fazia acupunctura e que tinha uma clínica onde trabalhava por conta própria. Só que havia um pequeno problema que o grupo não estava a conseguir solucionar, que era o facto de a senhora não se sentir á vontade para dar uma palestra. Ainda assim, mesmo sem ter solução para este problema, decidimos ligar. Ligamos, e logo a senhora disse-nos que já tinha sido informada do nosso projecto e da nossa ideia mas mesmo assim explicitamos melhor aquilo que pretendíamos. Ela mostrou-se interessada e propôs uma reunião para falarmos melhor e para ela nos mostrar o seu trabalho, visto que ela não fazia mesmo acupunctura mas sim auricolo terapia. O grupo ficou de dar uma resposta quanto á reunião para pensarmos se estávamos realmente interessados. Não nos pareceu muito viável este nosso plano B, assim voltamos a tentar ligar para a Clínica de Acupunctura e mais uma vez não obtivemos resposta.

Numa das deslocações até PBX encontramos o grupo "Clube de Saúde" da área de projecto actividade física, saúde e lazer com quem tivemos uma conversa. O nosso grupo propôs que o dois grupos se juntassem para organizar um rastreio visto que se trata de algo que se relaciona com aquilo que os dois grupos tratam. Eles mostraram-se desde logo interessados tendo concordado com esta "parceria". Temos agora de combinar melhor as coisas.

Quanto a nós "Viva, há alternativa!", já na sala á espera do toque e com a auto-estima em baixo, terminamos da melhor maneira. SORRINDO...sim porque mesmo com estes problemas todos, conseguimos sempre arranjar maneira de ver a situação de uma forma melhor. =D