7.ª aula - 30/10/2009


Bem, esta aula foi um pouco atribulada.
Inicialmente estava prevista uma ida ao Porto, para contactar directamente a EMMA, mas acabámos por decidir rentabilizar o tempo na escola. A nossa ida podia não dar em nada, e aí sim,
seria tempo desperdiçado.
Deste modo, após a entrada na sala, escrevemos algumas das tarefas a realizar na aula, sendo a primeira, obviamente, um contacto à EMMA. Depois de uma outra voz (é verdade, mais outra diferente!) do outro lado, parece finalmente que a informação chegou, sendo-nos prometida uma resposta no próprio dia! Isto deixou-nos mais confiantes, embora eu e a Lúcia fomos os que mais acreditamos que eles iam realmente responder, pois a Cátia, a Marta e a Ana pensavam já noutras instituições, uma vez que a EMMA tinha estado tanto tempo sem dizer nada e, supostamente, assim ia continuar.
Qual não foi o nosso espanto quando, no intervalo, eu tinha no telemóvel uma tentativa de contacto por parte deles. Corremos de imediato ao PBX, e retribuímos a chamada. Depois de uma resposta "semi-positiva", foi-nos pedido que respondessemos ao email que nos fora enviado, com as informações gerais sobre a actividade que queríamos realizar. Ora bem, já tínhamos, então, trabalho para o 2.º bloco da aula. Todavia, o processo tornou-se mais complicado do que parecia: gerou-se uma (pequena) discussão entre o grupo, que, embora saudável, não deixa ninguém contente, pois mesmo tratando-se de trabalho, são conflitos, e ninguém gosta de conflitos.
Basicamente estávamos 3 contra 2! Não interessa quem defendia o quê, apenas se deve salientar o facto de que uma ideia parecia bem mais coerente do que outra, mas não se chegou a nenhum resultado. Quando os ânimos estavam já um pouco exaltados, a professora Ana Maria fez o favor de se aproximar do grupo e acalmar a situação (bem, não pensem que íamos andar à porrada, nada disso!!). A sua sugestão foi, sem dúvida, a mais humilde: responder apenas a alguns dos tópicos pedidos pela EMMA, e deixar os outros em stand-by, dado que seria necessário conhecer a sua disponibilidade para o evento, optando-se assim por decidir o que havíamos discutido posteriormente a uma reunião entre o grupo e a direcção da EMMA.
As restantes tarefas que pensáramos no início da aula acabaram por não se concretizar, embora não fosse nada muito urgente. Aliás, seria só para adiantar trabalho, o que não implicou um "trabalho de casa" para cada um ;)

Esta aula foi extremamente cansativa, pois passámos mais de uma hora a discutir sobre o mesmo assunto, o que não deixa ninguém calmo e relaxado! E o facto de não se chegar a uma conclusão consensual ainda é mais frustrante, mas o lado positivo está na marcação de uma reunião com a EMMA, da qual aguardámos por um email com informações (esperemos que não demore!).


Em suma, posso dizer que aprendi algumas coisas:
- Não se deve "imaginar"! O ideal é pensar no que fazer, mas sempre nos limites previsíveis, esperando por informações concretas que nos permitam caminhar passo a passo no projecto.
- Não se deve ir em frente se nem todos concordam! Embora a maioria seja maioria, o grupo é um todo, e todos têm de partilhar, não da mesma ideia, pois cada um é livre de pensar o que quiser, mas da mesma opção para o projecto, já que este se faz em nome do grupo.
- Não se deve contrariar por contrariar! Deve pensar-se, perante os argumentos propostos, se realmente a nossa visão é a melhor, e, se não o for, não há problema algum em admitir e mudar o rumo da ideia primordial.
- Não se deve perder muito tempo com coisas "insignificantes"! Mesmo tendo significado, há assuntos que podem ficar pendentes e ser retomados quando houver certezas e factos mais concretos.
- DEVEMOS, acima de tudo, UNIR-NOS! :D



Até à próxima!

Tiago Bandeira.

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