Dia da Massagem


Ele. O mais esperado. O tão ansiado dia de que temos vindo a falar desde há um mês. As tarefas, os contactos, as compras: tudo foi necessário para este dia tão importante, e parece que tudo correu BEM :)


Tudo começou bem mais cedo do que o habitual. A Cátia e a Marta foram para a escola as 7.30h, e eu as 8h, de forma a adiantar o máximo de trabalho possível. Ainda com medo que houvesse algum tipo de problema com as trocas de salas, prevenimo-nos no dia anterior com um pedido à D. Alcina: ela fez o favor de contactar aqueles professores com os quais tinha sido impossível falar. Porém, andamos o dia todo com o caderno atrás, à espera que alunos nos viessem perguntar para onde se tinham de dirigir.
Mal a D. Alzira nos abriu as portas do pavilhão D, "mãos à obra!". Começámos logo a arrumar mesas, cadeiras, e a pensar onde íamos colocar tanta "tralha" desnecessária para o coffee break e para o workshop. Contudo, a sala de isolamento foi uma boa opção para colocar tantas cadeiras (e atenção, não prejudicou o seu possível funcionamento!).
O tempo escasseava. O prof. Marco Fonseca e os seus "pupilos" chegariam por volta das 9.45h, ou seja, tínhamos pouco mais de uma hora. A decoração implicou a participação de vários elementos, para segurar, cortar, amarrar ou simplesmente opinar. Todavia, a sala do coffee break foi-se compondo, com um pouco da ajuda de todos. Estávamos preocupados com a máquina de café e afins, que tinham sido prometidos pela prof. Margarida Portela, que só nos trouxe esse material no intervalo! Felizmente não foi difícil montar e tudo decorreu normalmente.
A decoração compôs-se também, e as coisas iam ficando prontas para a recepção da EMMA (Escola de Massagem e Motricidade Aplicada). Eram precisamente 9.47h quando recebi uma chamada do Dr. Marco: estava à porta, pelo que me dirigi à portaria, para que o portão fosse aberto, e dois carros pudessem entrar, com material (marquesas, toalhas, óleos, cartazes, etc). Eles não se podem queixar da recepção! :b fomos simpáticos, e de imediato distribuímos os crachás que os identificariam como presentes na actividade.
O auditório foi também preparado para a palestra, e tudo se desenrolava. Tocou às 9.50h, e começámos a receber no pavilhão D os nossos amigos da AP "Vida, Saúde e Ambiente", bem como alguns elementos de outras áreas. Alguns professores também mostraram curiosidade, e foram "metendo o nariz".
Tudo a postos! Com alguns minutos de atraso, deu-se início à palestra sobre "Massagem", no auditório. De louvar o bom comportamento dos alunos (maioritariamente de 12.º ano) e a boa disposição dos professores e alunos da EMMA presentes. O orador (Prof. Marco Fonseca, licenciado em Fisioterapia, mestrado em Alto Rendimento, docente na EMMA, Instituto Piaget e Universidade Fernando Pessoa) foi extremamente elogiado, dada a sua capacidade de comunicação e diversão. Os alunos acharam bastante motivador, e os momentos de riso e descontracção foram vários ao longo da palestra.
Seguiu-se o esperado coffee break, onde havia à disposição café, sumo, brigadeiros, e bolo caseiro, e mesas e cadeiras para descansar e conversar à vontade...
O melhor, o que mais se ansiava: o workshop! Aí veio ele, e contou com a presença de alunos e professores, que puderam desfrutar dos prazeres da massagem, assim como aprender a massajar. Que bom! Todos adoraram, não só o workshop em si, mas toda a decoração, o ambiente climatizado, e a música de fundo calma e suave (ah, e também a simpatia e prontidão do pessoal da EMMA!).

Já com algum cansaço, estava na hora de almoço. O grupo havia prometido o pagamento dos almoços a todos os representantes da EMMA, e assim foi. Pena foi a ementa: bacalhau, batatas cozidas, grão de bico e salada - digamos que uma mistura não muito comum, e não muito agradável; mas lá teve de ser...

Aproximava-se a tarde, a "repetição" da manhã. Mas todo o grupo esperava menos sucesso, devido à ausência de alunos e professores interessados. Já passava da hora marcada, e corríamos ainda atrás de professores que pudessem trazer as suas turmas, e de alunos sem aulas que pudessem (pre)encher o auditório. Foi difícil, mas conseguimos. Porém, o pior ainda estava para vir: maior parte dos alunos tinha aulas às 15h, pelo que tiveram de sair a meio da apresentação, deixando o auditório quase vazio, e o grupo envergonhado (pela suposta falta de capacidade na organização). O prof. Marco não revelou qualquer problema, e continuou a palestra como se nada fosse (o que nos elevou um pouquinho o ego :p).
Lá se terminou a palestra, também sobre pressão da Associação de Pais, porque estava limitada e encarregada da realização da Gala de Natal, na mesma noite, pelo que tinha de decorar o espaço por nós utilizado.
Menos gente no coffee break, mas mais café a sair! (In)felizmente, é o que mantém muitos despertos e activos, e já faz parte do quotidiano de muita gente.
Seguia-se o workshop, mais solicitado e, obviamente, merecedor de um outro tipo de atenção! No mesmo ambiente da parte da manhã, as massagens reinaram :D
Os professores ficaram maravilhados com esta terapia, e ajudaram o grupo com a compra de alguns óleos de massagem disponíveis para venda (gentilmente cedidos pela EMMA). Alguns contribuíram até com mais do que deviam, já que denotaram ser uma temática interessantíssima, e importante para o bem-estar individual!

Estava no fim o nosso dia. O grupo agradeceu à EMMA com um diploma inserido numa moldura, de forma a recordarem este evento, e com certeza que não vamos esquecer a actividade (quem sabe recorremos à mesma instituição ainda neste ano lectivo! xD). Tirámos ainda uma fotografia de grupo, embora alguns elementos da EMMA já tivessem saído, e guardámo-la no álbum "Dia da Massagem" (aqui deixo o link para download: http://www.megaupload.com/?d=B69DJ2S8)
No entanto, era hora de arrumar tudo! O ideal era apressarmo-nos, já que precisávamos de descansar, a professora Ana Maria Meireles tinha uma reunião, e disponibilizara-se para ajudar no transporte do material do grupo. Em cerca de meia hora conseguimos pôr tudo em ordem, embora no dia seguinte nos perguntássemos "Olha, onde ficou aquilo?!", "E onde deixaste aquilo que estava em cima da mesa?", ao qual a resposta era basicamente a mesma: "Não sei!". Mas não se perdeu nada (ou se se perdeu, não foi nada muito importante) e o que interessa é que o Dia da Massagem foi BOM!!!

PS: Para uma próxima vez, o ideal é organizar a actividade apenas para a parte da manhã, garantindo-se o sucesso com a presença de alunos e turmas-alvo, para além de se diminuir o cansaço entre a entidade colaboradora e os elementos do grupo. Tudo se torna mais fácil, mais interessante, e, no fundo, com mais impacto!


Foi, sem dúvida, um dia a não esquecer, e esperámos ter ainda mais sucesso com as actividades a realizar nos próximos períodos.
Aguardem novidades!

Quase que posso dizer: "BOAS FÉRIAS!", mas vou aguardar uns dias para formalizar este voto :p



Até já!

Tiago Bandeira


0 Comentários:

Enviar um comentário