4.ª aula - 09/10/2009


Esta aula foi uma aula diferente. Digamos que foi uma aula de campo, onde pudemos realizar algumas tarefas importantes, requeridas para o nosso trabalho.

Começámos por assistir à parte inicial da aula, onde foram dadas algumas recomendações e, mais uma vez, se mexeu em papelada (acho que no final do ano vai ser possível nadar em papéis! :p). Com a devida autorização da professora, o grupo saiu, acabando por ser "interceptado" na portaria. Não por desconfiança, mas sim por dever de cumprimento de ordens, o porteiro teve de contactar com o pavilhão B (local onde decorre a aula de AP) e pedir para falar com a professora, que viria a confirmar a autorização da saída.

A caminho da estação de Metro, com a devida pressa (pois já tínhamos "perdido" tempo suficiente à espera da saída da escola), dançámos, cantámos e rimo-nos à custa de anedotas tipo esta:

P: O que é que uma joaninha vai fazer a uma farmácia?
R: Comprar creme para os pontos negros!!!

ou

P: Qual é o cúmulo do basquetebol?
R: Atirar a bola à cesta e ela cair no Sábado!


Com o tempo (exactamente) certo para tirar os bilhetes, entrámos no Metro mesmo a tempo.

  • 1.ª paragem --> Bolhão
  • Objectivos --> visitar a EMMA (Escola de Massagem e Motricidade Aplicada), pedindo apoio ao projecto; entrar no mercado do Bolhão para fazer entrevistas, bem como na Rua de Santa Catarina.

Embora não tenha sido fácil encontrar a EMMA, já que se localiza num prédio aparentemente "inocente" e não há publicidade, lá chegamos. O elevador meio avariado deu vontade de rir e funcionou a duas viagens com 2+3 pessoas! No escritório, fomos bem recebidos pela secretária e expusemos o nosso assunto. Uma vez que não se encontrava ninguém disponível da parte da direcção, ficou-nos prometida uma resposta via email no início da semana seguinte (e que até agora ainda não chegou! :s).
Partimos directos para o mercado, onde acompanhámos (involuntariamente!) a campanha eleitoral de Elisa Ferreira, com aplausos e gritos histéricos (ao vivo e a cores!!!). Dentro do mercado, o verdadeiro espírito do Bolhão dava-nos vontade de questionar as pessoas sobre as medicinas alternativas, apesar de muitas rejeitarem (ou por não saber do assunto, ou pelo facto de terem de ser filmadas).
Deu para rir (e quase chorar...de rir!) com algumas das respostas conjugadas com o autêntico sotaque nortenho, e para admirar de outras, devido à sabedoria mostrada.




Agora partindo para a Rua de Santa Catarina, passámos (obrigatoriamente) pela sede de campanha de Elisa Ferreira, onde encontrámos, à porta, o ministro Teixeira dos Santos. Todavia, recusou-se a responder às nossas questões ("não pode ser noutra altura?", perguntou ele; e nós a pensar: "mas quando? Vamos ficar aqui plantados à espera?!"). Enfim, um triste episódio...
Na rua, o habitual movimento permitiu interrogar várias pessoas, repartidas também quanto ao conhecimento em relação a este tema.

Hora de almoço (e sim, já passava, até bastante, das 13.15h - final do tempo lectivo). O sítio mais perto era o Centro Comercial Via Catarina, e quanto a isso não preciso de revelar pormenores.

Apertava o tempo. Mas "arriscámos" ainda passar na ALBA (Associação Luso-Brasileira de Ayurveda). De novo no Metro, saímos na Lapa e, com a ajuda dos mapas retirados da internet, encontrar a rua não foi problema. Problema foi mesmo encontrar a ALBA! No meio de tantos prédios e casas antigas, nada indicava da sua existência... Encontrámos, finalmente, um prédio com escritórios, onde vimos a réstia da nossa esperança. Entretanto sai alguém, a quem nós perguntamos pela ALBA e, coincidentemente, ele tinha vindo/descido de lá, e estava fechado. Foi a nossa vez de subir (mesmo sabendo que estava fechado) e contactar o número que estava na porta. Ninguém atendeu a chamada, e não pudemos esperar muito mais.

Agora só tínhamos de regressar à nossa escola (onde tínhamos outros afazeres), novamente de Metro. Entrando na Lapa e saindo no Castêlo da Maia, foi uma viagem com algum sono e risos, dado revermos na câmara de filmar as situações gravadas durante a manhã.


E assim se cumpriu uma "longa" aula, que, em termos gerais, não compensou, devido ao facto de não ser possível contactar uma escola e outra ainda não ter respondido.
Bem, continuemos...


Tiago Bandeira.

0 Comentários:

Enviar um comentário