Aula do dia 22/01


Esta aula começou com um reparo muito rápido em relação à notícia do Dia da Massagem já elaborada. Foi necessário distinguir o texto das imagens, que constavam num só documento.

Começada a aula propriamente dita, o grupo sentou-se calmamente a reflectir e a falar do Yoga, da próxima grande actividade que está a ser planeada. Porém, começou a discussão! Os moldes em que estávamos a programar o evento estavam muito idênticos ao do Dia da Massagem, e não queríamos que assim fosse. Para além de algo diferente, queremos algo com visibilidade, que permita, de acordo com os objectivos inicialmente propostos, dar a conhecer à sociedade as medicinas alternativas. Se o projecto decorresse em "sala de aula", o espaço seria fechado, logo, a actividade, mesmo que divulgada através e cartazes e da palavra, não teria um efeito impactante.
Ninguém se entendia - uns queriam manter tudo como estava, para não ter mais trabalho em alterar os moldes com o AGRACLUB, enquanto que outros preferiam alterar, de forma a ir de encontro aos verdadeiros objectivos do trabalho. Optou-se, então, por chamar a professora. Como sempre, foi uma óptima ajuda! Sugeriu-nos saber acerca da possibilidade de ocupar o pavilhão gimnodesportivo, convidando as três turmas em aula a participar na actividade. Para tal, deveríamos, primeiro, falar com o Prof. Eduardo (Educação Física e AP de Desporto) para saber a sua opinião.
Fomos ao seu encontro, e, muito simpático, ajudou-nos na logística, dizendo as turmas que tinham aula no bloco desejado, incluindo os respectivos professores. Concluímos que, das duas turmas de 10º ano da nossa escola, não deve haver qualquer problema para os professores disponibilizarem o espaço, e, eventualmente, participar. Restava dirigirmo-nos ao pavilhão, para saber qual a turma e professor da escola EB 2,3 a ter aula naquele tempo, ao que soubemos ser a Prof.ª Amélia, por sinal a directora de instalações que havíamos de procurar.
Na 2.ª feira tivemos aula de Ed. Física, e tivemos a oportunidade de pedir à funcionária D. Fernanda para abordar a professora, dado que estaríamos a fazer aula e não poderíamos abandonar para conversar com ela. A Prof.ª Amélia foi afável em aceitar, pedindo apenas qua a avisássemos mais perto da data, para que pudesse planear a sua aula de outra forma.

Finalmente, temos tudo encaminhado! Resta agora comparecer no ginásio AGRACLUB para acertar os pormenores com o professor de Yoga, e questioná-lo acerca da dimensão da actividade, uma vez que vai contar com a presença de bastantes alunos (esperamos!!). Numa próxima 3.ª ou 5.ª feira, lá estaremos para assistir a uma aula de Yoga, e, no final, conversar com o professor.

Tivemos ainda tempo para discutir um outro assunto importante: a Naturopatia, mini-projecto possível para o Dia Aberto das Ciências. Quanto a isso, cabe-nos ser originais e criativos, para vender alguns produtos típicos e, obviamente, terapêuticos. Assim, procuramos por chávenas, já que são uma boa forma de fazer trabalhos manuais, conseguindo alguns contactos na Internet. Porém, algo mais fácil e mais cómodo foi falar com a Dra. Fátima Fradinho (responsável do Clube "Faz Tu Mesmo" da nossa escola), que nos disse para a procurar numa outra 6.ª feira, de forma a nos mostrar o material e possibilidades para esse tipo de trabalho.

E assim se passou mais uma aula. Longa, cansativa, e que não nos permite parar nunca!
Dia 29 lá estaremos novamente, a trabalhar para a construção do nosso projecto...


Tiago Bandeira

0 Comentários:

Enviar um comentário