19 de Maio de 2010


Cansativo. Bom. Cansativo. Acolhedor. Cansativo. Interessante. Cansativo. Divertido.
Ah, e cansativo.

CANSAÇO é a palavra que melhor descreve este dia. Não exclusivamente devido a esta actividade, mas também ao pouco sono da noite anterior (estudar), e ao teste intermédio de Matemática da manhã. De facto, estou a escrever este post e estou com uma dor de cabeça (in)suportável, com as costas num oito, e com cada vez menos tempo para fazer as coisas a tempo.


Falando concretamente da actividade... Às 15.30h estava a começar a nossa actividade "A Acupunctura chama por si!", que contou com a presença do Dr. Leonel Duarte. No entanto, para os cinco elementos do grupo, começou bem mais cedo! Eram 13.45h e o grupo já estava no pavilhão, para trás e para a frente, a organizar as duas salas que albergariam a sessão teórico-prática, e o coffee-break. Depois de muito esforço, e com a ajuda RECONHECIDA (obrigado!) de colegas do 12.º B, as salas compuseram-se.
Depois poderão ver fotos, mas a sala (principal) estava bonita! Uma passadeira vermelha, com pétalas e velas, sobre a qual estava uma marquesa. Cadeiras dispostas em fila, sendo a da frente personalizada e exclusiva a professores. Janelas decoradas com pétalas. Uma mesa exclusivamente decorativa, com motivos variados. Música de fundo. E boa disposição!
O Dr. Leonel chegou cedo, eram 14.40h. Foi preparando tudo (apresentação no computador), enquanto o grupo dava os últimos retoques na decoração, que foi, sem dúvida, o mais exaustivo.
Seria suposto a actividade ter início às 15h, mas já se sabe como são estas coisas, e nunca se consegue ter tudo pronto a horas. Pedimos desculpa pelo atraso, mas demos ordem de entrada às turmas previstas, e a professores que, de livre e espontânea vontade, demonstraram interesse em participar na actividade! O grupo começou por se apresentar, contextualizando o seu projecto, e passou, posteriormente, a palavra ao Dr. Leonel, que dirigiu a palestra. Com um powerpoint muito bem estruturado, deu a entender o principal da Acupunctura - o que é, em que se baseia, o que pode tratar - e respondeu ainda a muitas dúvidas que lhe foram colocadas. No entanto, houve um grande imprevisto: o videoprojector! Estava demasiado calor e o grupo viu-se forçado a abrir a porta para que houvesse "corrente de ar". Mesmo assim, não foi suficente para não impedir o sobreaquecimento do aparelho, o que se traduziu num desligar automático a cada 3 minutos :( Para o grupo foi muito desconfortável haver estas "quebras" na apresentação, mas foi algo que não conseguiu impedir, tendo-se sujeitado às demoras e deficiente funcionalidade daquele projector. Tinha logo de ser um dos piores da escola (e com o filtro sujo, o que acelerava o sobreaquecimento!). Enfim.
Passada a teoria, veio a prática! Todos se mostraram bastante entusiasmados, e de imediato a Prof. Maria Clara do Vale se ofereceu para se deitar na marquesa e fazer um pequeno tratamento para a sua congestão das vias aéreas. Para além disso, vários alunos puderam, nas suas cadeiras, experimentar a sensação de ter uma agulha espetada na mão, no braço, na cara, ou até na cabeça! Foi, sem dúvida, muito interessante e divertido, uma vez que muitos alunos acharam curiosa a sensação, constatando realmente que NÃO DÓI!
O tempo passava, e alguns alunos tinham de sair. O Dr. Leonel fez questão de oferecer um voucher a cada aluno, com uma sessão de relaxamento de Acupunctura grátis (sim, mesmo grátis!!!), assim como uma agulha para recordação. Entretanto, continuava na sala a sessão prática com algumas pessoas, pelo que os alunos que sairam não podiam desfrutar de imediato do coffee-break. O grupo ofereceu uma lembrança (ramo de flores) ao Dr. Leonel Duarte e à Prof. Ana Maria Meireles, como forma de agradecimento, pelo patrocínio na actividade, e pelo apoio dado ao longo de todo o ano lectivo, respectivamente.
No final, o merecido coffee-break, de onde sobraram bastantes coisas, nomeadamente bolos! O seu destino deverá ser uma venda na sala dos professores :) Os vários elementos de "Viva, há alternativa!" receberam elogios de vários professores, e foram ainda solicitados para escrever notícias e divulgar fotografias, relembrando então a actividade "A Acupunctura chama por si!".
Aproximava-se o final. Já só pensávamos em ter de arrumar aquilo tudo. Mas 10 mãos valem mais do que 2. E não foram só 10... Mais uma vez, contámos com o apoio de alguns alunos do 12.º B, bem como do 12.º E, que nos ajudaram no transporte de mesas e cadeiras. Mais uma vez: OBRIGADO!
Em 45 minutos, o grupo conseguiu colocar tudo organizado e (quase) limpo, o que nos deixou realizados, sabendo, porém, que alguém teria ainda de limpar uma 2.ª vez...

"Vitória vitória, acabou-se a história!". Foi assim um dia muito importante para o grupo, que marcou a apresentação do produto final, cujo objectivo se equipara ao do trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano: divulgar as medicinas alternativas, indicar os seus benefícios e contra-indicações, incitando à sua prática.

Falta agora fazer o relatório final, e dar mais um passo para o fim. O fim de um ano de trabalho árduo, que será, com certeza, recompensado!
Até à próxima aula! O descanso não vai ser muito, mas que seja revitalizante...


Tiago Bandeira

0 Comentários:

Enviar um comentário