19/05/2010- Finalmente, o DIA chegou!

O cansaço era muito. Foram dois dias (segunda e terça) muito intensos passados, a estudar matemática, e a preparar o tão esperado e desejado produto final. Fixar cartazes, pensar na decoração, no coffe-break, confirmar pormenores com o Dr. Leonel Duarte, afixar informações sobre a acupunctura no placard que se encontrava no pavilhão B, enfim estávamos a dar em loucos, pois o dia estava cada vez mais perto e parecia que não tínhamos nada feito. Ainda por cima sempre que tentávamos descansar um pouco, relaxar ou mesmo estar atentos ás aulas era impossível pois havia sempre um de nós que se lembrava, "ah, ainda não fizemos isto.", "ah, ainda falta fazer aquilo.", "hei, ainda não compramos isto.".

Talvés em consequência da ansiedade e do nervosismo, o grupo estava bastante recioso e um pouco pessimista quanto a esta actividade. Era a nossa última actividade (produto final por sinal) e teria que ser igual ou ainda melhor de preferência ás outras actividades já realizadas, como tal estávamos a sentir uma grande pressão e as coisas não pareciam estar a ir no bom caminho.

O dia chegou. Todos nós muito stressados (como sempre) passamos a manhã á espera que as horas passassem rapidamente para chegar á hora de por mãos á obra e tratar da nossa actividade. Almoçamos, basicamente, á velocidade da luz para termos tempo para tratarmos dos preparativos tanto na sala onde iria decorrer a sessão teórico-prática como na sala onde iria decorrer o coffe-break. Enquanto eu e a Lúcia fomos comprar os decorativos em falta, assim como alguns bolos para o coffe-break, o restante grupo começou a tratar da primeira etapa, que era tirar todas as mesas da sala e trazer cadeiras para a mesma. Quando chegamos, o Dr. Leonel já se encontrava na sala a preparar a sua apresentação. O grupo, juntamente com a ajuda preciosa de alguns dos nossos colegas do 12ºB, foi então preparando as duas salas para que tivesse tudo pronto á horinha. Para espanto do grupo, a decoração ficou ainda melhor do que pensávamos, sem dúvida que superou as nossas expectativas, principalmente a sala principal (a da sessão teórico-prática) que estava mesmo muito bonita com as velas, as pétalas, a passadeira vermelha, os laços nas cadeiras destinadas aos professores e claro a música ambiente que não podia faltar. =D

Eram 15h30, e com já tudo pronto, pedimos então para que os alunos e os professores entrassem e se instalassem nas cadeiras. Estando já todos instalados, demos inicio á actividade. O grupo começou por dar uma pequena introdução, onde nos apresentamos, assim como o nosso projecto, e de seguida passamos a palavra ao Dr. Leonel. Com o seu power point muito bem estruturado, o Dr. começou então a sua palestra. Estava tudo a correr maravilhosamente bem, a sala estava cheia (o que é muito bom, visto que a maior parte dos grupos se queixam que nunca têm muito público para assistir ás suas palestras), a decoração estava muito bonita e duma forma geral a palestra estava a correr muito bem, até que. . . PUFF!! Um problema surgiu. Devido ao calor que se fazia sentir na sala o vídeo-projector sobre aqueceu e estava sempre a ir a baixo de 3 em 3 minutos. Bom, como é óbvio o grupo sentiu-se um pouco desconfortado com esta situação, mas nada podia fazer. O Dr. Leonel como proficional que é, ainda com este problema continuou a sua palestra de forma interessante e bastante motivadora. Muitos dos presentes estavam mesmo muito interessados, tendo colocado muitas questões ás quais o Dr. Leonel respondeu. E assim terminou a primeira parte desta actividade.
Chegou então á segunda parte da actividade e na minha opinião a mais esperada por todos, a parte prática. Logo de imediato a professora Maria Clara do Vale se ofereceu para ser a "cobaia" principal, tendo assim se deitado na nossa marquesa e usufruir então deste tratamento. O Dr. Leonel foi executando o tratamento e ao mesmo tempo ia explicando aos presentes o que estava a fazer. Chegou depois a altura dos alunos experimentarem também a sensação da acupunctura, e assim nas suas cadeiras o Dr. ia espetando as agulhas nos braços, nas pernas, nas mãos e até mesmo na cabeça. Os alunos ficaram bastantes excitados e compreenderam que realmente a acupunctura não DOÍ.

O tempo foi passando e alguns alunos tiveram que sair pois tinham aulas a seguir, não podendo assim ir ao nosso coffe-break. Antes de saírem o grupo entregou aos convidados um cupão GRÁTIS com uma sessão de acupunctura oferecido pelo Dr. Leonel assim como uma agulha para recordação.
No final, e já com a sala quase vazia o grupo entregou um ramo de flores ao Dr. Leonel Duarte como forma de agradecimento pela sua participação e colaboração no nosso projecto e também ofereceu um á professora Ana Maria Meireles por toda a sua ajuda ao longo deste LONGO ano lectivo.
Seguidamente, fomos até á sala do coffe-break onde desfrutamos de todas as delicias que se encontravam lá. E assim chegou ao fim a nossa actividade. Restava-nos apenas, e a parte mais "chata", que era arrumar tudo.
Mais uma vez com a ajuda dos nossos colegas do 12ºB e ainda do dois alunos do 12ºE arrumamos todo o material, mesas no sitio assim como as cadeiras e organizamos dentro do possível tudo de forma a não muito trabalho á pessoa que fosse limpar a sala a seguir.

Podíamos agora descansar de alívio. Tudo correr muito bem, fomos bastantes elogiados por vários professores e com certeza conseguimos cumprir o nosso objectivo: divulgar as medicinas alternativas, os seus benefícios e contra-indicações e também incentivar á prática das mesmas.

Custou, mas com o nosso esforço e dedicação conseguimos. Estamos de parabéns "Viva, há alternativa!". =D

0 Comentários:

Enviar um comentário