Aula do dia 30/04


Como diz o provérbio, "em Abril, águas mil!". Para o nosso grupo, e mesmo no fim do mês, há sérias razões para a existência da água (lágrimas!).
O início desta aula foi um pouco perturbador. Começámos com a habitual ordem de trabalhos, mas íamos reparando nos outros grupos, e ficávamos realmente tristes: uns a preparar o produto final, outros com ele terminado e a fazer um balanço, e outros com tudo encaminhado. E nós? Com tudo planeado, mas sem o principal pilar do produto: a instituição!!
A motivação do grupo estava muito lá por baixo, e foi então que decidimos telefonar (mais uma vez...) ao IMT, instituição sobre a qual esperamos uma resposta desde há algumas semanas. Dirigimo-nos ao PBX, e fizemos a chamada. Fui eu que falei, e por coincidência falei com a mesma pessoa que atendeu na semana passada, daí haver uma maior facilidade na comunicação, dado que o outro lado já sabia do que se tratava. Novamente, a resposta foi "neutra": teríamos de esperar que órgãos superiores aprovassem, e só depois poderíamos saber de algo. Ficámos destroçados. O tempo a apertar, e nós sem resposta...
Tentámos contactar a Clínica de Acupunctura do Castêlo da Maia, à qual nos deslocámos na semana passada, sem sucesso, pois estava fechada. Várias foram as chamadas que fizemos ao Dr. Leonel Duarte, mas não atendeu... Mais um assunto pendente para o grupo.

Era tempo agora de irmos até à sala, e pensar noutros assuntos (relacionados, obviamente, com a "Semana da Acupunctura"). Foi então que começámos a fazer o cartaz, convites e diplomas, adiantando já trabalho, mesmo sem saber qual a instituição que nos irá apoiar. Para o cartaz, é essencial o nome da actividade, que, embora não ficasse definitivamente escolhido, está muito próximo da aceitação global: "A Acupunctura chama por si!".

Surgiram, depois, outras ideias, "planos B". Havia uma senhora, prima de uma amiga da Cátia e da Marta, que, à partida, nos poderia ajudar no projecto, embora soubéssemos que não se encontrava muito à vontade para dirigir uma palestra. Contudo, o grupo contactou-a, e ela disponibilizou-se para realizar uma reunião e conversar sobre a actividade. No entanto, ficámos a saber que a senhora pratica, não Acupunctura, mas Auriculoterapia, que se rege por alguns princípios idênticos, mas com especial enfoque para as orelhas. Um pouco reticente com a ideia, o grupo preferiu voltar a contactar o Dr. Leonel Duarte, não obtendo resposta. Porém, fomos fortes e preferimos não marcar a reunião com a senhora, esperançando obter uma resposta entretanto, quer por parte do IMT, que por parte da Clínica do Castêlo.
Algo que nos trouxe alguma felicidade (e eventualmente mais trabalho! :p) foi o contacto com o grupo de AP responsável pelo Clube de Saúde, e a possível colaboração entre os dois para a realização de uma actividade: Rastreio à Diabetes. Ainda sem certezas, os grupos gostaram da ideia, e uma vez que algo do género já foi realizado na escola noutros anos, será, à partida, viável, sendo apenas necessário estabelecer alguns contactos com instituições de saúde que nos garantam o apoio no projecto. Quanto a datas e publicidade, nada foi feito, já que a ideia surgiu muito espontaneamente, e é preciso ainda falar com professores e outras entidades antes de avançar em pleno com a actividade.

Parece que, no meio de tanta coisa, a aula chegava ao fim. E o grupo "Viva, há alternativa!" continuava triste, pois não tinha conseguido avançar no principal para o produto final. Todavia, foi ainda possível SORRIR, porque somos fortes e continuamos com a esperança de, muito em breve, receber boas notícias relativamente ao projecto!


Havemos de conseguir.


Tiago Bandeira


0 Comentários:

Enviar um comentário